Melhorando As Cores de Fotos no Modo RAW ou JPG com Photoshop

By | maio 23, 2008

Uma dica prática para melhorar qualquer foto no Photoshop, tanto em JPG ou principalmente no modo RAW é regular as cores pelo que você vê, não pelo que o computador acha como alguns programas fazem automaticamente. Vou compartilhar com vocês meu procedimento para ajustar as cores de qualquer foto, tanto no modo RAW como em JPG.

20080523 foto guanabara antes.jpg

Abra a foto no Photoshop e vá em Image -> Adjustments -> Curves

photoshop curves

Note as três ferramentas de seleção de cores. Você vai fazer o seguinte, usar as três para selecionar cores na sua própria foto.

Clique na primeira, da esquerda, para selecionar o ponto da foto que você acha mais escuro.

Em seguida clique na do meio, selecione o ponto da foto que você acha que tem a cor mais perto do cinza. Pode ser uma nuvem ou um prédio, algo que não seja a parte mais clara da foto.

Por último com a da direita, selecione o ponto mais claro da foto.

Com alguns ajustes que você pode fazer para ver como fica melhor, você acabou de melhorar e muito a sua foto. Veja a minha como ficou:

oto baia guanabara depois

É claro que algumas combinações de seleção podem apresentar resultados estranhos, mas acertando nos pontos que você escolheu como mais escuro, claro e cinza, não tem erro. A foto fica muito melhor.

O bom de trabalhar no modo RAW é que qualquer alteração na foto você pode voltar atrás. No JPG você deve salvar a foto com outro nome de arquivo ou perderá a original.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *