DivX Video Player - DivX Video Codec - DivX ConverterReinstalei meu Windows neste final de semana no computador que estava parado lá em casa. Aqueles programas básicos para instalar, Firefox, Messenger, Skype, Winrar, etc, e depois para tocar video com o Windows Media Player é preciso instalar os codecs básicos.

Codec para quem não sabe é um software que compacta e descompacta audio ou video para reprodução, para mais detalhes veja no Wikepedia.

Havia falado aqui de como identificar qual codec de video e audio um filme no formato AVI precisa com o programa g-spot.

Quais codecs você precisa ter instalados no seu Windows?

Pela minha experiência você precisa de ter basicamente dois de vídeo:

1. XviD. Toca vídeos com DivX e também em XviD.

2. DivX 3.11 Alpha. Para filmes mais antigos que ficam compartilhados na internet.

Para instalar o DivX 3.11 descompacte os arquivos e clique com o botão direito no arquivo divx.inf e clique na opção “instalar”.

Por que eu não instalo o DivX mais recente? Poderia até instalar porém o XviD reproduz filmes em DivX mas o codec DivX não faz o mesmo pelo XviD. Quanto menos coisas eu tiver que instalar no meu computador melhor.

Para audio o único codec que eu me lembre aqui é o ac3 Filter para filmes com som em AC3 e DTS.

Não recomendo instalar pacotes de codec que existem na internet. Além de instalarem muito mais coisas do que você precisa, eles podem até estragar a configuração do seu windows. Digo que existe a possibilidade disso, não que acontecerá. Eu não instalaria…

Um bom player de video que gosto e recomendo é o bsplayer. Existe uma versão grátis e outra PRO que é cobrada.