Você sabia que num futuro bem breve será uma tendência que todas câmeras digitais tenham um sistema GPS (posicionamento via satélite) integrado?

Pois é. Inclusive muitos boatos apontam que o próximo iPhone 3G já venha com GPS integrado a câmera. Isso funciona para colocar a posição exata que a foto é tirada, e muitos sites como o Flickr já se aproveitam dessa informação em seu catálogo.

panoramio logo

Enquanto você não tem uma câmera dessas pode mapear manualmente suas fotos com o site Panoramio (que foi comprado pelo Google há um tempo). A idéia do site é mapear e catalogar suas fotos através dos mapas do Google.

Se você já usou o Google Earth pode ver as fotos mapeadas pelo Panoramio que milhares de pessoas ao redor do mundo disponibilizaram.

O Panoramio não é um site novo, mas que antecipou uma tendência que se torna cada vez mais comum no nosso dia-a-dia com a chegada dos celulares com câmera e GPS integrados.

Panoramio - Foto de Praia Ipanema

Se as coordenadas GPS (latitude/longitude) eram complicadas de trabalhar para um leigo, no Panoramio você simplesmente clica no mapa onde a foto foi tirada e essa informação já é gravada no arquivo.

Funciona assim, o Panoramio disponibiliza um bom espaço grátis, cerca de 3GB para colocar suas fotos, adicionar marcadores comuns e também GPS, para depois publica-las na internet. É bem parecido com o Flickr ou o Picasa Web Albuns mas voltado mais para o chamado Geotaging.

Mais uma boa opção para armazenar fotos e também passear pelo mundo através das fotos de outras pessoas.