Configurar eMule Com Portas do Roteador e Não Pegar LowID

By | junho 28, 2008

emule logoO eMule é um dos melhores programas para compartilhar e baixar arquivos na internet. Se você não o conhece já está na hora de baixar e ter milhões de arquivos disponíveis pelo mundo a sua escolha.

Instalar o eMule é fácil, o complicado talvez seja, para as pessoas que usam roteador (wireless ou não), entender o direcionamento de porta que deve ser feito no roteador para que o eMule funcione direito.

A conexão de rede do seu computador tem várias portas para saída e entrada de dados. Cada porta tem um número. Quando você instala o eMule, ele vai usar duas destas portas, e você deve saber o número delas para poder configurar sua conexão corretamente, senão o eMule diz que você tem um lowID pois você é uma máquina escondida na rede.

Funciona assim:

Você tem um roteador que conecta na internet. Esse roteador fica com um endereço IP válido na internet. Quando digo válido quero dizer que outros computadores na rede podem enxergar ele.

O seu computador fica atrás deste roteador e então possui um endereço IP que não é accessível da internet. A sua máquina fica protegida pelo roteador.

Vou usar um exemplo para ilustrar melhor:

Internet:

Roteador: (IP: 200.208.156.6)

Seu computador: (IP: 10.100.5.2)

O endereço IP do seu roteador é alterado quando o seu Virtua ou Velox quiser. Basta desligar e ligar o roteador que ele pega um novo endereço. Isso se chama IP dinâmico.

Quando você usa o eMule ele ocupa uma porta no IP do seu computador, vamos dizer que seja a porta número 5200.

Roteador: (IP: 200.208.156.6)

Seu computador: (IP: 10.100.5.2) Porta: 5200

Para que o eMule funcione corretamente esta porta 5200 deve servir de entrada no seu computador, porém o tráfego da internet passa através do roteador e vai para todos computadores na rede da sua casa. Temos que indicar no roteador que a porta 5200 vai para o seu endereço IP. Desta forma ficamos assim:

Roteador: (IP: 200.208.156.6) (Porta 5200 -> 10.100.5.2)

Seu computador: (IP: 10.100.5.2) Porta: 5200

Verifique como configurar seu roteador para mapear a porta do eMule que você configurou para o IP do seu computador. Desta forma você poderá baixar arquivos muito mais rápido do que o normal evitando assim de ter um lowID.

Leia também: Os melhores aplicativos para baixar arquivos da internet

3 thoughts on “Configurar eMule Com Portas do Roteador e Não Pegar LowID

  1. Pingback: Lista Dos Melhores Servidores Para Emule Com Arquivos Met » Gus SOS Brasil

  2. juarez silverio

    E ai ? Da para mandar o serial do kaspersky (6.0.2.621)? Tô precisando com urgencia. Obrigado.

    Reply
  3. Mauricio Costa

    Parceiro blz?

    To precisando de uma ajudinha sua!

    Tenho um modem D-Link 500B ligado a um roteador intelbras WRG 240E, o problema é que meu emule no note está baixando arquivos com velocidade baixa e nao fica mais que uns 3 minutos conectado num servidor!, fui ver e as portas do emule estão fechadas, queria uma dica de como abrir elas no roteador, pq no modem ja estão abertas.

    Vlw!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *