symbian-logo-nokiaHoje fiquei muito contente ao ler que a Nokia comprou a Symbian, conhecido sistema operacional que utiliza em seus telefones celulares. A Symbian é uma empresa de OS que cobra para desenvolvedores se tornarem licenciados e agora será de código aberto, grátis. O que significa isso para o mercado?

Eu adoro os telefones Nokia e ficaria muito triste de ter que mudar para outra plataforma por simples falta de opção. O sistema Android que a Google promove, até hoje significava um futuro monopolizado para o sistema operacional grátis para celulares até hoje dominado pela Microsoft e Symbian que cobram licença dos desenvolvedores.

Mesmo que eu goste muito das coisas que a Google faz, toda relação consumidor-empresa centralizada em um só fornecedor (mesmo que grátis) torna-se perigosa. Se fosse assim, os telefones Nokia teriam obrigatoriamente que usar o Android se quisessem ter um OS grátis. Ou a Nokia se adequava ou podia morrer na praia.

Agora com esta aquisição a Nokia está livre de depender de qualquer empresa terceira e tem um futuro promissor já que tem 60% mercado (com mérito), coloca um competidor de peso para o Android e també uma pressão enorme para a Microsoft que seria a única cobrando pelo seu sistema operacional de celular. Os desenvolvedores Symbian também recebem sinal verde para investirem cada vez mais na bem sucedida linguagem de programação para celulares.