Dicas

Monitorar Programas Usados No Computador e Sites Acessados na Internet Para Gerenciar Tempo

clock
Sempre quis saber quanto tempo eu gastava com cada programa no dia-a-dia, por curiosidade, e até hoje nunca tinha encontrado nenhum programa bom para fazer isso, apenas alguns caros e não muito bem feitos.

Imagino que muitas pessoas podem ver outras utilidades como monitorar o que seu filho faz no computador, ou dentro de uma empresa ver como seu funcionário passa a maior parte do expediente.

O lado positivo é poder analisar para onde vai a maioria do seu tempo e poder otimiza-lo. Talvez você passe mais tempo do que imagina no Orkut ou no MSN. Depois quando ficar velhinho ficará pensando como poderia ter visto mais o pôr-do-sol ou se encontrado pessoalmente com aquele seu amigo que não via há muito tempo.

Bom, cada um sabe o que faz com sua vida.. Para ter uma visão melhor do seu tempo no computador, encontrei dois programas excelentes grátis que podem ajudar.

RescueTime

O RescueTime pode ser usado sem custos pessoalmente ou na sua empresa por um pequeno custo mensal. O cadastro é feito no site onde ficam armazenadas todas estatísticas coletadas pelo programa de monitoramento que você instala, um download simples e pequeno que não pesa sua máquina.

Depois de instalado, todos programas que você usa, os sites que acessou e qualquer janela que abrir ficam catalogados com o nome e tempo utilizado, nenhuma senha é guardada, apenas informações dos programas. Basta acessar a página do RescueTime para ver as estatísticas geradas.

rescuetime programas usados

Ele já tem um catálogo próprio inicial que classifica seus programas em categorias que você pode alterar.

rescuetime categorias

O interessante é poder adicionar marcadores para cada programa, isto é, quando uso o MSN digo que é bate-papo e diversão, quando uso o Excel digo que é trabalho. Também podem ser definidas metas “Goals”, alarmes para avisar se você usou seu tempo como planejou ou não.

Tudo que você usa fica registrado e catalogado sendo fácil ver se você está aproveitando seu tempo ou não, se está enrolando no trabalho ou não. Agora não tem como fugir da sua realidade.

Para empresas o RescueTime pode administrar grupos de pessoas gerando estatísticas gerais dos usuários, definir lista de programas que não devem ser monitorados por uma questão de privacidade.

Wakoopa

O Wakoopa é uma versão “rede-social” para monitorar aplicativos usados no seu computador. Você tem que baixar a aplicação de monitoramento para coletar seus dados para depois visualizar na página do seu cadastro.

wakoopa - software mais usado na internet

Digo que é uma rede social porque ele mostra sua cara lá e também os programas que você mais usou. O interessante é poder ver quais os aplicativos e jogos mais usados do momento pois o Wakoopa gera um ranking global. Estranhamente ele mostra que o Firefox é o programa mais usado seguido do Internet Explorer.

Com base nos aplicativos que você usa e também no que outras pessoas usam para um mesmo sistema operacional o Wakoopa sugere programas que você poderia gostar de usar.

Qual o melhor?

Não da pra dizer qual a melhor opção acima, na minha opinião os dois tem finalidades diferentes. Ambos funcionam para Windows e Mac e pude assim testar os dois. Pessoalmente gostei do RescueTime pois me parece mais profissional, mas reconheço que o Wakoopa é interessante para descobrir quais programas outras pessoas usam que poderiam lhe servir.

Espero que você tenha gostado. Você usa outro programa de monitoramento? Conte aqui para outras pessoas deixando seu comentário. Fonte: labnol

Comments
To Top