Se você tem um disco externo usb ou firewire, formatou-o no Windows Vista e depois não conseguiu usar o mesmo disco no Windows XP certamente este artigo poderá ajuda-lo.

gpt-protective-partition
gpt-protective-partition

Este tipo de formatação impede que qualquer sistema operacional que não seja o Windows Vista leia ou escreva no disco. Vejam na imagem acima retirada do Windows XP como aparece no gerenciador de discos. Já li sobre casos que no Linux é possível fazer isso (não sei ainda como) porém a solução para quem quer usar o disco em Windows Vista e XP é infelizmente reformata-lo.

Para poder conseguir formatar o disco no Windows XP você deve usar a ferramenta via linha de comando diskpart:

1. Vá em menu Iniciar, Executar, digite “cmd” + para entrar na linha de comando.

2. Digite diskpart + enter.

3. Digite list disk + enter para listar os discos existentes e pegar seu número identificador que fica a esquerda da descrição.

4. Digite select disk # onde # é o número do disco que você limpará os dados.

5. Digite clean all.

    Este comando destrói qualquer informação no disco

.

O processo deve demorar e depois você já deve conseguir acessar seu disco pelo Windows XP ou Vista normalmente. Para mais informações sobre outras utilidades do comando diskpart clique aqui.

Acredito que esta seja a única maneira de fazer isso. Se você conseguiu fazer com que o XP enxergasse um disco formatado no modo GPT de outro jeito por favor compartilhe aqui sua experiência.