Você sabe quais características devem ser levadas em conta para comprar um notebook? Muita gente faz confusão e acaba procurando num portátil coisas que só um desktop oferecem. Um bom notebook tem o que o bom desktop oferece, mais mobilidade e portabilidade dos seus dados. Para mim é aquela diferença de você poder usar seu computador deitado no sofá, na cama ou na sala de espera de um aeroporto.

Saber o que faz diferença de um bom notebook é importante na hora de adquirir o seu.

1. Peso. O peso é inversamente proporcional ao preço. Quanto mais leve mais caro. O peso é importante porque você vai carrega-lo por onde for e acredite em mim, isso faz diferença até na sua saúde. Se você anda com o notebook todo dia, é bom ter uma boa mochila para suportar o peso e também não causar estrago na sua coluna.

2. Consumo de Energia. Muitos fabricantes não falam sobre isso, mas uma das coisas mais importantes é a relação consumo de energia/capacidade da bateria. Um notebook com tela de 17″ pode ser lindo mas consome muito mais energia do que um de 15″. Se você quer ter mais autonomia, prefira os de tela menor, algo como 13″ que para mim é o tamanho perfeito.

3. Potência do Processador. Dê preferência aos processadores desenvolvidos especialmente para notebooks, como os da Intel Pentium M. Celeron é um processador fraco para multimedia mas suficiente para usar no dia-a-dia com aplicativos do tipo Office. Cada um tem um preço de acordo com seu objetivo.

4. Memória. Quanto mais memória melhor e atualmente eu recomendo ter 2GB, se não for possível então, 1GB no mínimo. Um notebook com menos memória acaba usando mais o disco e então mais recursos da bateria.

5. Garantia. A garantia pode estar bem relacionada a marca porém já ouvi casos de grandes fabricantes com péssima garantia. Sempre veja o que a garantia cobre e os pontos de assistência técnica próximos a sua residência. Conserto de notebook é coisa complicada e dê preferência a garantia que troquem o produto em caso de problemas.

6. Marca. Ter problema com notebook é uma das piores coisas que tem porque você não pode fazer nada. Um alto investimento do seu dinheiro tem que ser aplicado da melhor maneira possível então dê preferência as marcas conhecidas pelo padrão de seus equipamentos. Eu gosto de Sony, Apple, porque estas marcas são respeitadas onde você for. Quando eu comprei meu Macbook Black, a bateria deu problema em 1 semana. Fui numa revenda da Apple no Rio de Janeiro e eles trocaram a bateria na hora sem qualquer problema.

7. Sistema Operacional. O sistema operacional influi diretamente no preço e no hardware. Hoje se você compra um notebook com Windows Vista, ele requer melhores componentes como mais processamento, memória e também recursos gráficos. Já estão a venda notebooks com sistema operacional Linux que são grátis e você ainda pode colocar sua licença antiga do Windows XP, o que pode fazer uma grande diferença no preço final sem atrapalhar a qualidade.

Antes de comprar seu notebook, sempre pesquise pela marca e modelo no Google. Nem preciso dizer que você deve preferir lojas com nome no mercado, mas caso tenha um bom negócio em vista, pesquise pelo nome da loja para verificar se outros clientes tiveram problemas.

Não compre pelo MercadoLivre. Aquilo é um antro de gente mal intencionada. Mesmo que consiga comprar, você dificilmente terá garantia ou verá seu dinheiro de volta caso tenha problemas.

Pesquise bastante. Você terá uma surpresa de ver como hoje em dia as pessoas compartilham suas experiências positivas e principalmente negativas na internet. A Amazon contém milhares de produtos com comentários de pessoas que os compraram, mesmo sendo em inglês, vale a pena olhar.