Programa Grátis Para Proteger Seu Notebook Contra Roubo

By | agosto 28, 2008

adeona  open-source approach to tracking stolen laptopsImaginar que seu notebook no Brasil seja roubado não é difícil. Apenas em São Paulo cerca de 100 são roubados por mês na região do aeroporto de Congonhas. Como se proteger? Como todo brasileiro a gente sempre se sente protegido das maneiras menos eficientes possíveis como escondendo numa mochila ou apenas não carregando o notebook por aí.

Escrevi sobre dicas e programas que permitem rastrear seu notebook, mas li recentemente sobre um projeto gratuito permite fazer isso sem custo algum.

O projeto Adeona, nome esquisito que vem da deusa romana das voltas seguras, realizado pela universidade de Washington, permite instalar um programa em seu notebook que o rastreia através de informações de rede e também por foto.

Segundo os desenvolvedores do projeto, pagar por programas que fazem exatamente a mesma coisa, representa uma perda de privacidade pois esta empresa poderá sempre estar rastreando seus dados a qualquer hora teoricamente.

Lembre-se que sempre que ao instalar um programa destes no seu computador é essencial deixar um jeito aberto para que o ladrão acesse o sistema operacional para que não formate o disco. Formatando o disco ele apagaria o programa rastreador e todo seu esforço iria pelos ares.

A dica é deixar uma conta aberta de “Convidado” onde o esperto acesse o sistema sem qualquer senha, pense que está com o queijo e a faca na mão, e caia na sua armadilha.

Como usar o Adeona?

Eu testei o Adeona no meu Macbook. Baixei e instalei a versão que captura informações de rede e também tira fotos. Tirar fotos é algo que pode ser bom ou nem tanto pois a luz da câmera do Macbook acende e pode ser um alerta para quem o roubou. Estou procurando um jeito de desligar a luz da câmera.

Depois que você instala o programa ele gera um arquivo-chave que você deve guardar num local seguro. Este arquivo será necessário na hora de rastrear. A minha dica é envia-lo para seu e-mail.

Então instalado, de hora em hora vejo a luz da câmera acender e sei que estou sendo capturado. Estas informações são enviadas para um servidor onde só você consegue acessar através da sua chave.

As informações de rede que ele captura são, IP interno e externo, nome da rede wireless e roteadores próximos. Não é lá muita coisa e acho que a foto é a melhor coisa que você pode ter em mãos para tentar localizar o ladrão.

É claro que você deve ir a polícia e não tentar fazer justiça com as próprias mãos (tem hora que dá vontade).

Instalar o Adeona talvez não seja uma solução final mas com certeza é algo que você pode fazer sem ter muito esforço, que não ocupa espaço nem é intrusivo e sentir-se um pouco mais protegido. Além de tudo é grátis. Não podia ser melhor.

Baixe o Adeona (Linux / Mac OS X 10.4 e 10.5 / Windows XP-Vista)