airport-delayQuem viaja muito e passa horas em nossos desorganizados aeroportos já deve ter tentado usar internet em seus notebook através de redes sem fios dentro dos saguões. Acontece que quando você abre seu navegador da de cara com uma página do Vex, telefonica ou UOL pedindo pra você usar seu login de assinatura.

Eu não tenho assinatura de provedor nenhum e nem pretendo pagar nada por mês para usar internet em aeroporto. Hoje uma assinatura destas tem uma mensalidade que custa R$24,90, como podem ver na página do UOL Wi-FI.

Um hacker americano descobriu um jeito de burlar este sistema e conseguiu acessar a internet livremente dentro de diversos aeroportos americanos. Ele fez o seguinte teste, colocou ao final da url no navegador, o sufixo ?.jpg logo a página do Google ficou como https://www.google.com?.jpg e magicamente conseguiu abrir a página sem precisar pagar nada. Depois disso fez um script para usar no Firefox com o Greasemonkey (uma extensão que executa scripts do tipo javascript automaticamente).

Você então deve usar o navegador Firefox e instalar o Greasemonkey.

Depois disso, crie um arquivo com o bloco de notas com o nome meuscript.user.js (o importante é o sufixo .user.js) e cole dentro dele o seguinte código:


if (window.location.toString().match(".jpg") == null) {
window.location.replace(window.location + '?.jpg');
}

Salve o arquivo e arraste ele para dentro de uma aba aberta do Firefox. Uma janela abre perguntando se você quer instalar o script greasemonkey que você deve aceitar.

A partir de agora toda página que você acessa fica com o sufixo ?.jpg na url. Para desativar o script clique com o botão direito em cima do macaquinho que é o logotipo do greasmonkey e vá em “Gerenciar Scripts de Usuários”. Lá você pode escolher o script que deseja desativar.

Se funciona em nossos aeroportos, algum leitor pode me ajudar pois não pretendo viajar tão cedo pelo Brasil. Dei apenas a dica de como fazer o truque que li aqui.