Downloads

Novo iTunes 8 Com Apple Store Cria Listas de Reprodução Automaticamente

Acabei de baixar o novo iTunes 8, o media player da Apple que serve tanto para quem tem iPod como para quem não tem. Confesso que gosto do iTunes desde antes de ter um iPod.

itunes 8 com genius

A maior novidade da Apple no evento do dia 9 de setembro onde apresentou novos iPods Nano, Classic e Touch, pelo menos a que atinge mais usuários, é o novo iTunes 8. A atração principal é a lista de reprodução “Genius” que coleta informações da sua biblioteca de músicas do iTunes e de acordo com seu gosto musical monta automaticamente recomendações para você escutar a partir de uma música escolhida.

Como funciona o iTunes “Genius”?

 iTunes store e genius

Baixe e instale o iTunes versão 8.

Você vai encontrar o novo ítem Genius junto da suas listas de reprodução já existentes.

Ao clicar no seu ícone você é levado a se cadastrar na iTunes Store. Se você tiver uma identidade da Apple serve também. É necessário fornecer seus dados incluindo cartão de crédito, o que me faz pensar se a loja da Apple de músicas, seriados e filmes funcionará no Brasil finalmente.

Tem gente que não vai gostar de colocar seu cartão de crédito para criar uma lista de reprodução de músicas mas como eu sou curioso e confio na Apple fui em frente.

Após o cadastro o Genius começa a coletar informações da sua biblioteca, o que leva tempo principalmente se ela for grande. A minha com cerca de 10 mil músicas levou uns 30 minutos.

iTunes genius library

Depois desse processo todo a listagem “Genius” parece um tanto quanto simples. Você seleciona uma música qualquer em sua biblioteca e clica no botão que parece um átomo existente no canto inferior direito do iTunes.

iTunes genius button

Então a mágica acontece. Uma lista de reprodução é montada automaticamente com base na música que escolheu. As músicas que o Genius encontra devem ser parecidas ou no mesmo estilo, este é o objetivo.

 iTunes genius playlist

A lista automática pode ser limitada a uma quantidade desejada de músicas. Caso a lista também não seja satisfatória um botão “Atualizar” pesquisa novamente por novas músicas parecidas com a que você escolheu originalmente. O resultado pode ser salvo na sua biblioteca com o nome que quiser.

Ainda estou confirmando se o Genius funciona mesmo. Mas os primeiros testes confirmam que sim. Escolhi diversos gêneros musicais para ver o que acontecia e a lista recomendada ficou bem interessante.

Se você quer dar uma festa dançante ou precisa de algo romântico para dois, pode montar uma boa lista rapidamente, basta escolher uma música “base” que o Genius faz o resto.

A idéia é excelente, se funcionar. Não tenho certeza mas os iPods terão a opção de criar a lista Genius internamente, sem precisar do iTunes, o que é muito bom.

O Genius também pode ser uma solução para quem não tem paciência ou organização para montar listas de músicas na sua biblioteca e passa-las para o ipod. Mesmo para mim que mantenho minhas músicas atualizadas é mais uma maneira de testar novas bandas evitando repetir sempre as velhas músicas que gosto de ouvir.

Comments
To Top