Uma amiga perguntou ontem como ela poderia enviar um fax via Skype e resolvi então procurar uma solução tentar ajuda-la. Na mesma hora pensei que não seria possível mas com uma breve pesquisa no Google já vi que muita gente encontrou a solução “fácil”.

Com o programa PamFax, certificado para Skype, você pode enviar fax via VoIP para qualquer número telefônico do mundo pagando uma taxa que varia de 0,14 euros até 0,08 que são debitados dos seus créditos do próprio Skype.

pamfax - enviar fax via skype

Para fazer isso você precisa ter o documento dentro do seu computador no Word/Excel 2003/2007 ou em qualquer outro aplicativo que permita imprimir. O PamFax cria uma impressora virtual compatível com o Skype e assim todos os programas que puderem “imprimir” nela conseguem então enviar fax.

Até aí nada demais, já vi que inúmeros blogs brasileiros deram essa dica.

Vou acrescentar mais uma maneira de enviar fax via VoIP sem usar o computador!

Já falei aqui brevemente do Rebtel, um serviço fantástico que até merece um novo artigo para explicar melhor como funciona.

O Rebtel permite que você associe um número internacional a um número local. Quando você liga para este número local cai diretamente no número que você associou.

Exemplo do Rebtel:

Você tem uma prima que mora em NY e o número dela é 1(212)4001234.

Você entra no Rebtel e cadastra esse número. Na mesma hora o Rebtel diz pra você que o número local associado é (exemplo) 4003-1234.

Quando você liga para este número local, cai diretamente no número internacional associado.

O Rebtel tem tarifas menores do que o Skype, e o melhor, permite que você use VoIP sem precisar de um computador.

Desta forma basta usar seu aparelho de fax normalmente, chamando o número criado pelo Rebtel. Mais fácil e barato. Se você preferir usar o PamFax pode baixa-lo aqui.