Nesta terça o celular com o sistema operacional Android do Google foi oficialmente anunciado nos Estados Unidos pela operadora T-Mobile. Não foi um lançamento nada comparável com o iPhone porém o assunto despertou a curiosidade de todos, inclusive dos que possuem o celular da Apple.

Características Básicas

O primeiro celular a usar sistema Android do Google é o modelo HTC Dream, apelidado de “G1” pela operadora T-Mobile. O Android baseia-se no Linux e o o modelo G1 custará $179 dólares com plano de 2 anos a partir do dia 22 de outubro de 2008 somente nos EUA.

Os Aplicativos Google

É claro que um celular com sistema operacional desenvolvido pelo Google teria um foco nos aplicativos já conhecidos da própria empresa como Gmail, Mapas e tantos outros. O Gmail já vem automatico com email push, do tipo que quando você recebe uma nova mensagem o telefone avisa.

Para usar o celular com Android você precisa de uma conta no Google.

Instalar Aplicativos

O Google criou o “Android Market” similar a loja de aplicativos da Apple para o iPhone onde você pode instalar programas grátis e também pagos. Por exemplo, o programa Locale, criado por alunos do MIT, deixar você criar modos de funcionamento diferentes que são acionados automaticamente quando você está em casa ou no trabalho.

Copiar e Colar

Se o Google Phone não é um iPhone ele pelo menos tem algo a mais para começar que é a habilidade de copiar e colar textos.

Pontos Negativos

O gPhone não é tão aberto as possibilidades quanto todos esperavam. A T-Mobile por exemplo bloqueou aplicações VoIP como Skype.

Outra coisa que ainda desaponta é a falta de sincronização com os computadores ou aplicações do tipo Outlook. Talvez isso ainda seja implementado pois o que vimos é uma primeira versão.

Expectativas

Em muitos aspectos podemos ver no Google Phone idéias bem parecidas com do iPhone como o touch screen, porém acredito que um novo padrão de telefones móveis está sendo consolidado, onde a internet está presente em todos os aplicativos inclusive com integração de câmera fotográfica e GPS de um modo fácil para qualquer pessoa usar. Falta a resposta da Nokia, Motorola e Sony Ericsson para esta nova tendência. O gPhone é muito bem vindo ao mercado, veremos quando chega ao Brasil.