Já aconteceu com você de apagar um arquivo sem querer, por descuido de apertar a tecla errada ou por pensar que já tinha ele guardado em outro lugar.

Comigo não é difícil acontecer pois tenho a mania de apagar arquivos pressionando shift-delete no Windows para evitar que a lixeira fique cheia.

Em outra ocasião por uma falha no disco do meu computador, as fotos de uma viagem quase foram perdidas se não fosse eu ter recuperado do cartão de memória da câmera digital.

O importante é você saber que existe como recuperar e se prevenir.

Explico. Quando você apaga um arquivo no Windows ou em outros sistemas operacionais, os dados não são automaticamente perdidos. O Windows somente informa ao disco que o espaço que o tal arquivo ocupado agora está disponível.

Se você apagou um arquivo indevidamente, deve saber que o próximo passo é tentar não gravar mais nada no disco onde o arquivo estava. Nada mesmo. O ideal é até parar de usar o computador, pegar o disco e colocar em outro computador para poder recuperar.

Mas se você ainda não teve este problema, pode se preparar para o caso do desastre. Como?

Através da instalação de um programa de recuperação de dados, grátis, você pode dormir mais tranquilo de hoje em diante. Lembre-se de instalar este programa quando terminar de ler este artigo. Você não se arrependerá.

Programas Grátis Para Recuperar Arquivos Apagados

undelete plus

O Undelete Plus recupera arquivos apagados do seu computador, mesmo que tenham sido removidos da lixeira, através do comando shift+delete ou da linha de comando DOS.

O programa é grátis e funciona nos sistemas operacionais 95/98/Me/NT/2000/XP/2003/Vista e nos sistemas de arquivos FAT12/16/32/NTFS/NTFS5, CompactFlash, SmartMedia, MultiMedia e cartões de memória do tipo Secure Digital.

undelete plus screen

Quando acontecer o desastre, e eu espero que nunca aconteça, o que deve fazer?

Inicie o Undelete Plus e clique na opção “Start Scan”. O programa fará uma busca em todo o seu disco para encontrar os arquivos que foram apagados. Depois apresenta a lista do que pode ser recuperado ou não. Se você tiver sorte seus arquivos estarão seguros.

Recuva - Undelete, Unerase, File Recovery

Outra programa grátis que faz a mesma coisa é o Recuva. Por que eu falaria de uma alternativa ao Undelete Plus? Porque estes programas são grátis e pequenos, se tiverem alguma vantagem entre si, vale a pena ter os dois instalados para no caso de recuperação você poder contar com mais possibilidades de ter sucesso.

O Recuva é do mesmo desenvolvedor do famoso CCleaner, programa grátis para otimizar e limpar o Windows.