Computadores e Gadgets Eletronicos

O Blu-ray Está Morto

O Blu-ray está morto.

blu-ray logo

É o que eu li hoje de manha artigo do site Zdnet explicando porque o formato deverá se transformar pouco a pouco em algo de uso exclusivo de cinéfilos. Assim como ocorreu com o fatídico disco laser, lembram-se dele?

O Blu-ray tem atualmente míseros 4% do mercado de vendas americano, os tocadores estão na faixa de preço de $150 dólares e mesmo assim o formato não vai em frente.

Afinal, quem liga pro Blu-ray? Posso citar facilmente cinco motivos:

1. Ninguém precisa realmente de um. Os DVDs e filmes que você baixa da internet já tem um padrão excelente de qualidade e praticidade para usar nos equipamentos de TV que você já possui.

2. Você precisa ter uma TV com alta definição necessariamente para aproveitar o formato.

3. O aparelho que toca Blu-ray ainda custa caro, no mínimo 150 dólares dos EUA e são muito ruins.

4. Existem poucas locadoras de filmes que têm o formato e quando tem, será que são os títulos que você quer?

5. O gravador de Blu-ray custa MUITO caro, as mídias são caras, custam em torno de 15 dólares a unidade single-layer com 25GB nos EUA. E discos gravados não tocam em todos os aparelhos pois existe problema de compatibilidade.

Além destes motivos para o usuário comum, como modelo de negócio o Blu-ray ainda não pegou pois é caro em todos os níveis de produção e comercialização.

Aparentemente a guerra da Sony vencida com o padrão HD-DVD causou ainda mais prejuízos ao desgastado Blu-Ray. Pode ser ainda um padrão que tem chance de sobrevida? Talvez. Eu acredito mais num mercado tipo loja do iTunes onde você baixa o que quer ver do que em locadoras de vídeos. Também não gosto de comprar DVD pois não preciso ter um filme que só verei uma vez, mais que isso só aficcionados mesmo. Mas, é apenas minha humilde opinião.

Quer uma sugestão? Que tal este aparelho da Iomega ScreenPlay que tem uma entrada USB para que você conecte seu pen drive ou disco externo contendo filmes em avi ou músicas e a partir de uma saída HDMI mostra tudo na sua TV através de um menu iterativo? Este é o tipo de solução mais viável ao meu ver que une os arquivos que você usa no seu computador a sua TV.

Comments
To Top