Recentemente estive procurando novos modelos de câmeras digitais compactas que fizessem um pouco mais do que o normal, diferente do que fiz quando escrevi sobre as melhores câmeras digitais por menos de 500 dólares, falo aqui de capacidade técnica. Tirar fotos é o básico, estou falando aqui de controles manuais onde você pode ajustar a velocidade do obturador ou a largura do diafragma. Ou então modelos que apresentem capacidade de realizar filmes em alta definição, capturar informação de localização via GPS ou se comunicar via redes sem fios. Talvez estes modelos aqui sejam mais aconselhados para quem gosta e entende um pouco de fotografia.

1. Canon Powershot G10 14.7MP Digital Camera com Zoom de 5x Wide Angle Optical e Estabilizador de Imagem. ($499)

canon g10

A Canon G10 reúne tudo que um fotógrafo poderia desejar, 14.7 mega pixels, zoom de 5x, detecção de face, modo raw (negativo digital), controles manuais de exposição e abertura completos em um corpo com excelente construção. O único defeito para mim é ser grande demais.

2. Nikon Coolpix P6000 13.5MP Digital Camera with 4x Wide Angle Optical Vibration Reduction (VR) Zoom ($450)

nikon p6000

Bem parecida com a Canon, a Nikon P6000 apresenta 13.5 mega pixels e zoom de 4.5x, este modelo porém dá um passo a mais em funções mais modernas como GPS integrado e capacidade de se conectar em redes via modo “wired LAN” (o que não é lá muito útil). O GPS serve para incluir nas fotos a sua localização. Faz fotos no modo RAW em até ISO 6400.

3. Nikon Coolpix S710 14.5MP Digital Camera with 3.6x Wide Angle Optical Vibration Reduction (VR) Zoom ($360)

Nikon Coolpix S710

Esta Nikon S710 aparentemente é uma camera compacta (57.5 x 93 x 24 mm) que nada se diferencia das demais, porém ela apresenta com 14.5 mega pixels, zoom de 3.6x com estabilizador de imagem, detecção de face e além disso os controles manuais nessários para qualquer fotógrafo amador. Com ISO de até 3200 faz fotos noturnas com perfeição.

4. Panasonic DMC-LX3K 10.1MP Digital Camera with 2.5x Wide Angle MEGA Optical Image Stabilized Zoom ($400)

Panasonic DMC-LX3

Dos modelos que eu citei, a DMC-LX3 é minha favorita. Por que? Os mega pixels não contam aqui e sim a qualidade da lente Leica tipo “wide” com estabilizador de imagens, detecção de face e design clássico com controles à la SLR para velocidade e abertura. Por fim capacidade de realizar vídeos em alta definição (1280 x 720p em 24fps) como nenhuma outra câmera do mesmo tipo.

Sobre qualidade das fotos, a LX3 não tem qualidade de uma SLR profissional mas reúne as características básicas para uma compacta acima de qualquer outra. Vejam a análise técnica.