Existem muitos serviços online para editar imagens mas fiquei surpreso ao conhecer o Sumo Paint. Já havia falado aqui do Fotoflexer, que é muito bom diga-se de passagem, porém o Sumo Paint faz você pensar que está usando um aplicativo no seu computador, e mais, é muito parecido com o Photoshop.

Grátis e muito bem feito, ainda não encontrei um limite no Sumo Paint. Consegui carregar imagens pesadas, editar a foto em camadas, adicionar efeitos, cortar e redimensionar. Como eu já sei trabalhar com o Photoshop, fiquei impressionado com a similaridade dos menus e toda interface do Sumo Paint. Até a ferramenta de camadas onde você pode colocar efeitos de opacidade, blend mode, etc… Tudo igual.

sumo paint screen

O que o Sumo Paint oferece?

Ferramentas de desenho e seleção avançada, edição em camadas (layers) com “blend mode”, diversos pincéis, texto, “clone stamp” para copiar, gradiente, filtros blur, ruído, saturação, etc… Não deixa muito a desejar para o Photoshop!

Você pode salvar a imagem no seu computador ou então no servidor do Sumo Paint. Não vi como editar fotos diretamente do Flickr ou outros serviços de fotos online como o Fotoflexer faz.

Infelizmente o Sumo Paint é somente em inglês, ou finlandês para quem preferir. Mas é grátis, muito melhor que o Photoshop express ou o Fotoflexer e o cadastro é muito fácil de fazer. Funciona em qualquer navegador, Internet Explorer ou Firefox.