
Muita gente vem migrando de Pc’s para Macs e acabam sempre comparando erradamente a utilização do Mac OS X com o Windows. A comparação pode ser feita porém se uma pessoa não sabe os recursos que pode ter do Mac OS X não pode comparar direito. Embora os dois sistemas operacionais já falem entre si, existem alguns conceitos bem diferentes que devem ser aprendidos e incorporados no seu novo dia-a-dia. Desta forma você pode realmente desfrutar dos excelentes recursos e vantagens de um Mac.
Qual a vantagem de se ter um Mac? Para mim é a segurança de poder usar o computador para trabalhar e realizar tarefas básicas como navegar na internet, escutar música, ver fotos ou editar vídeos sem complicações burocráticas. O Mac tira o que você tem de melhor e o seu tempo não é voltado então para resolver problemas do sistema operacional como no caso do Windows.
O artigo ficou um tanto quanto longo, mas o que posso fazer. Acho que os leitores interessados no assunto agradecerão pois eu tentei fazer o melhor que pude. Se faltar alguma coisa por favor me corrijam.
Compatibilidade Com Windows
A tal incompatibilidade de arquivos é uma das maiores mentiras sobre o Mac.
Todos os arquivos de documentos Office, músicas, vídeos inclusive compactados por zip e rar no Windows podem ser abertos e usados no Mac.
Um Mac pode abrir uma pasta compartilhada em rede pelo Windows e vice-versa.
Um Mac pode usar uma impressora compartilhada em rede pelo o Windows e vice-versa.
Um Mac pode ler um pen drive ou disco externo que você usa no Windows, só não pode escrever nele se for formatado em NTFS.
O Finder e as Janelas
O Finder é o Explorer do Mac. É a interface onde você navega entre pastas e pode copiar e apagar arquivos. A maior mudança no Mac é que você deve se acostumar com a idéia de arrastar arquivos com o mouse.
Lembre-se disso. Arrastar e soltar arquivos é da natureza do Mac.
Usando todos os recursos oferecidos com o Finder e o Exposé (que veremos a diante), arrastar arquivos mostra-se a maneira mais eficiente de trabalhar.
![]()
Janelas
No Mac, toda janela tem três botões, (vermelho, amarelo e verde). O vermelho fecha a janela embora não saia do aplicativo.
Para fechar qualquer aplicativo no Mac use o atalho maçã+Q.
Minimizar janelas (botão amarelo) significa joga-las para o canto direito inferior (se o seu menu estiver horizontalmente na parte inferior). É útil principalmente para economizar recursos enquanto não estiver usando aquela aplicação.
O botão verde seria o botão para maximizar, embora não funcione muito bem em alguns programas. Eu nunca uso ele e arrumo as janelas da minha maneira pois meu Macbook tem a tela larga o bastante para caber o suficiente para utilização de qualquer programa.
Sua Pasta Pessoal (Home)
![]()
Diferentemente do Windows onde você tem permissão pra gravar arquivos em qualquer lugar, no Mac tudo tem seu espaço reservado. Seus arquivos ficarão localizados na sua pasta “home” com seu nome, organizados dentro de sub-pastas para Mesa,Filmes, Músicas, Imagens e Documentos. Mesa é seu desktop.
Ejetar CD ou Pen Drive
Para ejetar um cd arraste o seu símbolo que deve estar na sua “mesa” (desktop) para o lixo. Só isso. Para pen drives ou outros dispositivos portáteis USB, você deve sempre ejetar através do Finder.
Instalar e Desinstalar Programas
Os novos programas para instalar no seu mac, que você compra ou baixa da internet, podem vir de duas maneiras, em um “pacote”, arquivos com extensão PKG ou então em imagem virtual, com extensão DMG. Os com extensão PKG você tem que clicar duas vezes para instalar.

Já as imagens DMG você tem que montar elas clicando duas vezes no arquivo. A imagem aparece então no Finder, como você pode ver na figura acima, na parte da esquerda assim como discos externos, cds, dvds ou pen drives.
Clique na imagem montada para ver seu conteúdo, se lá estiver um arquivo do tipo “.app”, você deve arrasta-lo para a pasta Aplicativos. Pode também ser um arquivo do tipo “pkg” e neste caso clique duas vezes para instalar.
Depois você pode “desmontar” a imagem clicando no botão de ejetar.
Para desinstalar programas, nada mais fácil que arrastar o aplicativo para a lixeira. Veja logo mais o programa AppZapper que ajuda nesta tarefa.
Exposé:

O Exposé é a control+alt+del do Mac serve para alternar entre janelas ativas, ver seu desktop e também widgets, porém muito mais poderoso como podem ver no vídeo acima. Para ativa-lo vá em “preferências do sistema” e clique em “Exposé e Spaces”. Escolha os “cantos de tela ativos”. Um canto de tela ativo é onde você coloca o cursor do mouse e ativa uma função do Exposé. A minha configuração é a seguinte:

Isso significa por exemplo que ao colocar o cursor do mouse no canto esquerdo superior (cruzando a fronteira da minha tela), ativo o exposé para chamar todas as janelas abertas. E assim eu consigo alternar entre elas, como fazemos com o alt+tab do Windows. No Mac o alt+tab também funciona através do maçã+tab porém o exposé é muito melhor, funciona inclusive para copiar arquivos entre as janelas. Não há nada similar no Windows que funcione com a mesma eficiência.
Dashboard:
O Dashboard é onde ficam seus Widgets, pode e deve ser ativado também pelo Exposé. Os widgets de calculadora, previsão do tempo e tantas outras coisas úteis podem ser configurados quando você entrar no Dashboard e clicar no símbolo de (+) que fica no canto esquerdo inferior. Você pode encontrar e baixar muitos outros widgets na internet.
iSync:

O iSync realiza sincronização da agenda do mac e compromissos do iCal com seu celular. Compatível com a maioria dos celulares, basta adiciona-lo via o menu de bluetooth do seu Mac. No caso do meu nokia N95 tive que baixar um plugin. Caso seu celular não seja compatível, certamente existe um plugin grátis na internet, basta procurar via Google.
Contatos (AddressBook)
![]()
A agenda de contatos do Mac é simples e poderosa. Se você já conectou o seu celular através do iSync, todos os seus contatos já devem estar nela. Basta edita-la e acrescentar novos ítens para deixar tudo sincronizado com o celular. A última versão da agenda sincroniza até com o Gmail (opcionalmente).
Não Desligue o Mac
Mac não foi construído pra ser desligado, se for Macbook simplesmente feche a tampa e o faz “dormir”. Se for iMac você também pode colocar ele pra dormir. Desta forma é muito mais rápido para voltar a trabalhar. Se não for usar o computador por muito tempo (mais de um dia), aí você pode colocar ele pra hibernar atraves do Widget de hibernação “Deep Sleep”.
Aplicativos Básicos Para Instalar No Seu Mac:
O Safari é o navegador da Apple, que eu gosto muito por ser rápido e eficiente, porém o Firefox é simplesmente o melhor do mercado por ser mais seguro e com mais opções de extensões que seus concorrentes.
O Quicksilver é um atalho via teclado para fazer qualquer coisa no Mac. Basta pressionar control+espaço para abrir sua interface e começar a digitar que o Quicksilver encontra músicas, contatos, aplicações e documentos a partir do que você escreve. Por exemplo, quero ligar para meu amigo João Silva, pressiono control+espaço e digito joão para o Quicksilver já localizar o contato e chamar o address book quando eu pressiono enter. Já estou então com o telefone do meu amigo na minha tela. A mesma coisa para muitas outras tarefas simples como iniciar programas, compactar arquivos e muitas coisas mais. Eu mesmo uso uns 10% do que o Quicksilver oferece.
Para mim o Quicksilver é uma ferramenta essecial.

Componentes básicos do Quicktime para reproduzir DivX, Flash, AVI, filmes com legendas, etc. Essencial.
VLC.
O VLC é um player de video completo, que também funciona em Windows e Linux. Perfeito para tocar filmes com legendas ou qualquer arquivo de vídeo ou audio. Além disso ele também serve para fazer streaming pela rede da sua placa de captura de tv ou de qualquer fonte de vídeo ou audio.
Programa para chat (bate-papo) com interface gráfica padrão Mac que funciona em diversos serviços como MSN, Google Talk, Yahoo, AOL e ICQ.
OpenOffice / NeoOffice / Microsoft Office 2008.

Qualquer computador precisa de um pacote estilo “office”. Para Mac existem dois grátis, o OpenOffice já tem uma versão “aqua” beta e o NeoOffice é uma excelente opção. Se você tiver com grana pode comprar o Microsoft Office 2008.

O Text Wrangler é um poderoso editor de textos completo muito melhor com o que vem no Mac. Outra opção mais enxuta é o Smultron.
Para “ripar” dvds no Mac. Converte um DVD para arquivos de vídeo no formato MPEG.

Um conversor de vários formatos de vídeos como DivX, XviD, MPEG, iPod, etc…
Ecto.

Melhor editor offline de blog que existe, isto é, você escreve seus artigos sem estar conectado a internet. Nem a versão existente para Windows funciona tão bem quanto o Ecto para Mac. Com ele posso me preocupar em escrever e esquecer de todas outras complicações.

Cria máquinas virtuais dentro do seu Mac, desta forma você pode por exemplo usar o Windows se tiver a necessidade especial de algum programa específico que só funcione nele. O VMware fusion também cria máquinas virtuais para você instalar distribuições Linux. Custa 80 dólares.
Versão do popular Emule para Mac. O Emule é um programa para baixar arquivos na internet.

O transmission é o melhor client torrent para Mac. Uma versão do utorrent para Mac está quase pronta mas quando sair vai ter que provar que é melhor que o transmission.
Burn.

Para gravar e copiar CDs/DVDs, audio, video e dados. É grátis. Uma alternativa paga é o Toast.
Ótimo para monitorar a carga da sua bateria no caso de usar um Macbook.
Para poder abrir arquivos de documentos tipo chm gerados no Windows. Chm é um formato parecido com PDF, utilizado em livros digitais e outros documentos.

O Carbon Copy Cloner permite fazer backup do seu mac. Se você tiver um HD externo firewire pode até gerar um clone do seu HD e poder dar boot através dele. No Mac isso é moleza e muit útil quando você perde seu HD principal pois tem um backup imediato para trabalhar.

O Growl é um sistema de notificação em desktop para Mac. Tudo que acontece de eventos no Mac é mostrado através de um balão de mensagem que aparece no seu desktop. Depois que instalar ele, a maioria dos aplicativos mostra eventos em mini janelas no seu desktop. Muito elegante e útil.

(exemplo de notificação do Growl)

O Onyx é um utilitário essencial para quem tem Mac. Ele realiza tarefas de manutenção do sistema operacional como verificar permissões de pastas e limpar cache.

No Mac, para desinstalar um programa basta arrastar o seu ícone da pasta aplicativos para a lixeira, porém se você quer ir além e apagar certas preferências e arquivos de configuração deixados por cada instalação, o AppZapper realiza com certeza uma desinstalação mais limpa. É um programa pago mas barato, custa 12.95 dólares, mas muito útil. Recomendo a compra.
Comprei ele através do pacote Macheist.
Versão do Winrar para Mac, melhor ferramenta de compactação e descompactação de arquivos.
Max.
O Max é um aplicativo para converter arquivos de audio no Mac tais como formato Ogg, Wav, Flac, Mp3, etc…
Xee.

O Xee é um rápido visualizador de fotos e imagens para Mac onde você pode navegar pelas fotos de uma pasta através do uso das setas no seu teclado.
Já escrevi muito aqui sobre o Yamipod. Ele é um gerenciador do iPod que pode copiar suas músicas dele para o Mac e vice-versa. Uma alternativa ao uso limitado do iTunes que só permite copiar do Mac para o iPod.

Para quem tem saudade destes jogos do Windows. Versões grátis para Mac.

Torna todo seu desktop do mac preto e branco, economizando sua bateria e também sua vista.
Um programa politicamente incorreto (talvez ilegal mesmo) pois fornece números seriais para dezenas de programas pagos para Mac.
O iTerm é uma versão melhorada do terminal padrão que vem no Mac. Ele permite ter várias abas abertas simultaneamente entre outros recursos.




![Validate my RSS feed [Valid RSS]](http://www.gusleig.com/sos/wp-content/themes/sos2/images/valid-rss.png)