forum nokia logoOntem participei do forum da Nokia Code Camp no hotel Intercontinental no Rio de Janeiro. Destinado a programadores e entusiastas de aplicações para celulares, pude conhecer um pouco desse mundo através das apresentações e profissionais presentes. Também vi coisas interessantes como o novo Nokia 5800 com touch screen que deverá chegar em breve ao mercado brasileiro. Se quiser ver a apresentação em powerpoint baixe ela aqui.


Nokia 5800 XpressMusic: Music Player from smashpOp on Vimeo.

Aprendi bastante sobre o desenvolvimento de aplicações em celulares Nokia da série s60 com a linguagem Python. Para quem nem imagina o que é isso, Python é uma linguagem de desenvolvimento criada pelo holandês Guido van Rossum que consegue fazer coisas bem avançadas com simples instruções fáceis de aprender. Das muitas linguagens de programação para celulares existentes é a que mais sai do mundo obscuro do C++, Open C e tantas outras complicadas de aprender e usar.

Fico pensando se vale investir na programação Python para celulares Nokia já que a tendência atual é do iPhone e Google Android.

Devo escrever um artigo depois demonstrado passo-a-passo o desenvolvimento de uma aplicação em Python mas quem chegou até aqui procurando saber o que precisa para começar, eis a lista:

1. Active Perl.
2. Active Python.
3. SDK do s60 3rd edition para Symbian OS.
4. Python para o emulador do SDK instalado. Copie estes arquivos para a pasta epoc32 no sdk instalado no seu pc. Ele instala o python no emulador.
5. Python for s60. Funciona em celulares Nokia ou qualquer outro com sistema operacional Symbian.
6. Python Script shell for s60.
7. Ensymble. O Ensymble transforma o arquivo python (.py) em tipo symbian (.sis).
8. OpenSSL. Ou então use diretamente este link com os arquivos necessários.

Você não pode desenvolver uma aplicação e usar todos os recursos do celular livremente. Precisa antes certificar a aplicação. Hoje é fácil fazer isso. Para certificar o arquivo sis, você precisa do IMEI do aparelho e saber para quais “features” precisa. No site Symbian tem uma página dedicada ao assunto. Basta carregar seu código, escolher as opções e preencher seu email para receber a aplicação certificada.

O site oficial da Nokia para programadores também tem vários códigos com exemplos de programas em Python.