Desta vez a AVG deu um tiro no pé literalmente. A recente atualização de segurança lançada neste fim de semana do dia 8-9 de novembro do famoso anti-virus incluía um arquivo crucial do Windows, a biblioteca “user32.dll” como infectado por um cavalo de tróia (Trojan Horse) e automaticamente o apagava, inutilizando o Windows. Ao enviar a dll para quarentena o Windows apresentava a famosa tela azul ao reiniciar. Alguns sitemas também sequer apresentavam a tela ou iniciavam.

Para resolver o problema a AVG colocou em seu site um guia para ajudar a recuperação do sistema através do Windows XP Recovery Console, desativando o AVG e copiando o arquivo user32.dll do cd de instalação do Windows. No entanto este guia só envolvia a versão do AVG Antivirus 8.0. Para o 7.5 ainda estava sendo providenciada uma solução.

Uma dica que dou é ter seu CD de instalação do Windows para recuperar o arquivo user32.dll, se não tiver, pode por exemplo baixar o Linux Ubuntu que é um cd de boot, navegar pela internet, baixar o arquivo e colocar na pasta windows/system32 do seu disco. Você pode pesquisar pelo arquivo através do meu buscardor do Rapidshare aqui.

Coloquei no rapidshare o meu arquivo user32.dll (versão 5.1.2600.3099 – windows XP service pack 3).

Através do console de recuperação do Windows XP, para copiar o arquivo user32.dll dê o seguinte comando (troque a letra D: pela que identifica o seu CD).

expand D:\i386\user32.dl_ c:\windows\system32\

Recentemente passei a usar o Kaspersky Anti-virus no meu escritório, pago, porém que oferece proteção real. Nada de anti-virus grátis, não que pagar garanta alguma coisa porém pelo menos tenho suporte de uma das mais conceituadas e premiadas marcas do mercado.