Para poder ver imagens coloridas no seu computador da maneira que elas seriam originalmente para ser vistas, o monitor deve estar devidamente calibrado. Principalmente em monitores antigos, o nível de cores pode se alterar com o tempo e deve ser ajustado. Isso é ainda mais importante principalmente para designers e quem trabalha com arte ou fotografia pois ao escolher uma determinada cor, a representação dela em outro computador ou mídia pode ficar bem diferente do que você escolheu se o seu monitor não estiver calibrado.

Os Macs saem de fabrica com uma calibragem muito boa o que é mais um motivo para artistas escolherem a Apple.

No seu Pc você pode ajustar as cores através de um progama muito simples chamado Calibrize que em simples passos pode melhorar e muito a calibragem do seu monitor. Como o programa é em inglês vou traduzir as etapas que o Calibrize (Somente Windows) faz o procedimento. :

Passo 1: Coloque o ajuste de contraste no nível máximo. Agora ajuste o nível de brilho até que o círculo negro fique quase visível. Quando o círculo negro ficar muito perto do visível, ajuste o nível de contraste para que o circulo branco comece a ficar visível.

Passo 2: Ajuste os três círculos de modo que eles fiquem do mesmo nível de brilho do fundo, nem mais claro nem mais escuro. Ao clicar em salvar, estas configurações serão utilizadas pelo seu computador.

Pronto. Você calibrou as cores do seu monitor.