cell-phone-water-destroyed
cell-phone-water-destroyed

De tempos em tempos alguns amigos que perdem seus celulares me pedem pra dar o número de novo porque perderam toda sua agenda de contatos. Aí, sempre se espantam quando eu digo: Por que não faz um backup e salva seus contatos no computador? Pra mim parece incrível que alguém compre um celular atualmente e não se preocupe com isso.

O iPhone por ser da Apple já vem com integração total ao iTunes onde você pode salvar seus dados dos contatos do aparelho (imagino que você ja tenha feito isso). Porém outros telefones celulares têm esta integração um pouco mais complicada, as vezes não muito lembrada pelos fabricantes.

Existem três modos de salvar os contatos do seu celular:

1) Via internet

.

Um bom serviço grátis na internet é o ZYB, que já está até em português. No ZYB tem uma lista de celulares compatíveis, veja se o seu está lá. Se for compatível, basta registrar-se grátis, e depois o ZYB envia via SMS as configurações automáticas de sincronia de dados. O ZYB é bastante fácil de usar e você usa a conexão de internet que todos os aparelhos de mercado tem hoje em dia.

O ZYB ainda guarda suas fotografias e também mensagens (SMS) do seu celular caso você queira.

2) Via cabo de conexão USB com o computador.

Quando você comprou seu celular veio um cabo usb com ele? Se positivo, então você está com sorte. Basta instalar os programas que vieram e fazer a sincronia dos dados. Se não veio, talvez você possa comprar um. Deve verificar se o seu celular tem esta função junto com o fabricante. A Nokia por exemplo tem o software PC Suite que funciona tanto via cabo USB quanto bluetooth (ver mais abaixo).

3) Via Bluetooth.

Neste caso o celular e um computador tem que ter esta tecnologia (a maioria dos laptops atuais tem). Qualquer Mac tem, e já vem com o iSync para sincronizar a agenda. O Bluetooth é um protocolo de comunicação via rádio, sem fios, onde seu celular troca informações com outros dispositivos.

Utilidade Pública

Devem existir por ai outros serviços parecidos com o ZYB e também tutoriais mais detalhados de como fazer o backup. Quis alertar aqui como utilidade pública mesmo, de que é possível fazê-lo e não há motivos mais para ninguém ficar chorando por ai depois de perder o celular. E lembre-se, a hora de fazer um backup é sempre AGORA.

Como você faz backup dos seus contatos? Deixe aqui seu comentário e compartilhe sua experiência conosco!