Agora qualquer um pode ter seu canal de TV na internet, basta ter um celular com câmera e uma idéia na cabeça.

O Kyte é um serviço na internet que funciona assim, permite você gravar vídeos pela câmera do seu celular e ter seu próprio canal de shows na internet para publicar programas ao vivo ou quando quiser. Tudo de maneira muito fácil, bem parecido com serviço Qik que falei anteriormente porém aparentemente com uma estrutura melhor, já em português, e software com mais opções de produção. Como é uma rede de usuários conectados, você pode interagir com seu público em tempo real através de chat ou comentários. Veja como exemplo este vídeo do rapper 50 cent que peguei do site kyte.tv.

Como funciona o Kyte? Faça o cadastro no site kyte.tv e depois baixe o programa para seu celular no endereço m.kyte.tv (abra o endereço a partir do seu celular).

kyte producer n95 nokia

É claro que você precisa de um celular com acesso a internet, via 3G ou redes sem fio.

O Kyte utiliza os recursos de vídeo do seu celular. No caso do meu Nokia N95 ele pode utilizar ambas as câmeras, a traseira ou frontal (no caso da traseira estar fechada). No site Kyte você pode criar e gerenciar seus canais e dentro do celular escolher para qual deseja gravar quando estiver filmando. Ainda tem uma opção “ao vivo” para fazer streaming direto para a internet, no caso de você querer publicar um evento em tempo real.

Todos seus canais ou vídeos pode ser inseridos no seu blog ou página na internet. Posso, por exemplo, criar uma página no meu blog “canal ao vivo SOS”, colocar o código EMBED do meu canal Kyte nesta página para transmitir eventos ao vivo. Ou posso apenas inserir os vídeos produzidos individualmente nos artigos ou em qualquer outra página.

Tanto o Kyte como Qik representam uma tendência de integração web-celular que ao meu ver vão se tornando ferramentas cada vez mais comuns tanto para jornalistas amadores como de profissionais. Um exemplo do sucesso destes serviços é o blogger/jornalista/produtor Robert Scoble que escreve o mundo “tech” de Silicon Valley em seu blog Scobleizer.