Esta dica serve bem para quem trabalha muito com arquivos de apresentação do Microsoft Powerpoint. Se por acaso precisa juntar diversas apresentações em uma só, a única solução (que eu conhecia) até hoje seria abrir todas e copiar os slides necessários. Um trabalho braçal enorme que não se justifica.

Encontrei então o programa, que é mais um “script”, para unir os arquivos do tipo ppt em um só. O “PowerpointJoin” faz exatamente isso, não tem lá a melhor das interfaces mas faz o que se destina muito bem.

Como usar o powerpointjoin:

Baixe o powerpointjoin descompacte para uma pasta qualquer que você saiba localizar no seu Windows. Logo você percebe que não existe arquivo executável, pois ele é um script, e o arquivo que deve utilizar é ppjoin.hta. Clicando duas vezes nele, você verá a seguinte janela:

Para usa-lo você precisa colocar todos os arquivos do powerpoint para serem unidos numa mesma pasta, e usar um arquivo txt (bloco de notas) que liste-os através de seus nomes.

Exemplo: quero unir os arquivos a.ppt, b.ppt e c.ppt. Crie então um arquivo texto com nome teste.txt na mesma pasta que eles estão com o seguinte conteúdo:

a.ppt
b.ppt
c.ppt

Note que a sequência dos nomes é importante e será respeitada na hora de unir os arquivos.

Salve. Agora clique duas vezes no ppjoin.hta e na janela que abrir, no ítem 1, escolha o arquivo texto teste.txt que você criou. Em seguida clique no ítem 2 para executar e unir os arquivos ppt.

Uma dica: Se você tem muitos arquivos powerpoint que quer unir, para fazer rapidamente o arquivo txt com seus nomes, basta acessar a linha de comando DOS do windows, (Menu Iniciar -> Executar -> Digite “cmd”). Vá para a pasta (cd /diretório) que contém os arquivos powerpoint (ppt) e dê o seguinte comando:

dir /b *.ppt* > teste.txt

O powerpointjoin funciona com Office 2007 e também 2003. Não testei em outras versões mas quem fizer isso deixe um comentário se funcionar.

Você usar o Powerpoint 2007? Qual ferramenta você acha indispensável?