Já aconteceu de apagar um arquivo acidentalmente no Windows? Ou então limpar a lixeira e lembrar-se que não era bem aquilo que gostaria de fazer? Eu já apaguei até uma pasta inteira sem querer, e não tem como recuperar estes arquivos no Windows a não ser com um programa geralmente caro e complicado de usar. Ou então enviar seu disco para uma empresa que vai lhe cobrar uma fortuna.

A primeira coisa a fazer é admitir que um dia isso pode acontecer com você. Faça isso agora. O que faria caso apagasse um arquivo acidentalmente? Se você tem uma resposta, ótimo. Senão continue lendo este artigo…
Para estar preparado para esta situação você precisa de um programa que faça a recuperação de dados do seu disco HD. Uma excelente opção é o “NTFS Undelete”, grátis e fácil de usar.

Entenda o processo de recuperação. É IMPORTANTE.

Após o tal acidente, procure não gravar nada, instalar programas ou realizar qualquer operação no disco afetado.

Quando apagamos um arquivo no Windows, somente sua identificação para o sistema operacional é marcada como “apagado”. Os dados do arquivo continuam no disco, somente com a indicação que aquele espaço agora é livre para ser ocupado por um novo arquivo.

ntfs undelete
ntfs undelete
Ainda bem que existem santos na internet que desenvolvem programas como o NTFS Undelete.

Existem duas situações para recuperação. Leia com atenção.

Se você possui dois discos no seu computador, por exemplo C: e D: (D: não sendo CD/DVD), e seu arquivo que precisa recuperar estava no C: (ou o mesmo disco da instalação do Windows) você deve recuperar através de um CD contendo o NTFS Undelete. Baixe a imagem do NTFS Undelete e grave no CD para inicializar o computador através dele. É claro que você deve fazer isso de um outro computador se você já precisa recuperar um arquivo. Se está somente se prevenindo, pode fazer isso no seu computador mesmo.

Se o ser arquivo apagado acidentalmente não estiver no mesmo disco do Windows, então o processo é mais fácil, apenas baixe a versão instalável do NTFS Undelete para poder instalar e utilizar.

Quando estiver usando o NTFS Undelete, ao recuperar o seu arquivo, sempre faça isso para uma nova partição ou disco, nunca para o mesmo disco que o arquivo originalmente estava localizado.

O NTFS Undelete funciona no Microsoft Windows 2000/2003/XP/Vista com partições no sistema de arquivos NTFS. Para outros sistemas como FAT12/16/32/NTFS5, você pode utilizar outras opções que listadas aqui.

A página oficial é www.ntfsundelete.com.