A internet tem regras de comportamento, etiqueta e bons modos, você sabia disso? Para quem está começando agora ou ha pouco tempo, isso pode ser uma surpresa, mas mesmo para os navegantes mais experientes, nunca é demais lembrar. Escrever em letras maiúsculas é como estar gritando, esta é uma das regras mais antigas. Mas quem pode culpar alguém sendo que não há uma escola, um livro ou manual para quem conhece a internet.

O que importa é saber o básico destas regras, por isso dividi pelos serviços/sites mais utilizados a fim de ilustrar melhor algumas atitudes no seu dia-a-dia.

Orkut.

1. Nunca adicione quem você não conhece, a não ser que escreva uma boa explicação, conte quem você é e porque você esta querendo ser amigo desta pessoa.

2. Nunca convidar amigos insistentemente para participar de suas comunidades ou jogos.

3. Não torne o Orkut numa filial da sua empresa. Orkut é para pessoas e seus amigos.

4. Não use nome falso ou que soe falso. Não tenha um perfil falso, isso só desacredita a comunidade inteira e faz com que pessoas se afastem do orkut.

5. Não converse sobre pessoas públicas na sua página de recados ou comunidades. Outras pessoas poderão ler e sua conversa não será nada particular.

6. Não coloque fotos indecorosas de amigos seus, ainda mais identificando-os através de “tags”. Isso pode até lhes custar o emprego ou casamentos conforme a indiscrição. Na melhor das hipóteses ele não pode gostar.

7. Use os aplicativos com moderação e não envie mensagens a todos seus amigos para participarem de jogos ou outros aplicativos oferecidos pelo Orkut. Sempre pergunte a eles pessoalmente se eles gostariam e depois envie a mensagem. Fica muito mais objetivo e educado.

Youtube.

1. Pedir insistentemente que assistam aos vídeos que você publicou ou assine o seu canal.

Comentando ou Escrevendo em Blogs.

1. Use seu nome verdadeiro.

2. Pode parecer óbvio, mas não xingue, use palavras de baixo calão.

3. Não use o conteúdo alheio sem pedir permissão. Isso inclui texto e fotos. Nunca use o link externo para mostrar uma foto no seu blog (chamado de hotlinking).

4. Quem tem opinião diferente da sua não é seu inimigo ou pior pessoa que você.

No Email.

1. Nunca envie email para quem você não conhece para divulgar alguma coisa. Isso chama-se Spam, e é crime.

2. Ao enviar um email para diversos contatos, esconda os endereços de email deles com o seguinte recurso: Envie o email para si mesmo ou escolha uma só pessoa e no campo BCC (Blind carbon copy) coloque o restante dos endereços.

No Geral.

Se você for escrever algo na internet faça uso de um corretor ortográfico, principalmente em emails ou qualquer documento que estiver escrevendo. Coloque seu texto no Word ou dentro do Gmail que possui corretor ortográfico integrado antes de publicar em qualquer site público. Não há desculpas hoje em dia para erros de português.

Alguns sites oferecem um sistema de convite baseado na sua lista de contatos do hotmail ou Gmail. Este sistema convida todos seus contatos a usar o serviço. Nunca use esta opção enviando mensagem a todos seus amigos, escolha os mais íntimos, envie uma mensagem personalizada. Desta forma você evita a ser chamado de chato.

Conclusão

Qualquer espaço público na internet mesmo que seja você e mais uma pessoa, merece uma regra básica de convivência, não pode ser um descarga para qualquer coisa que você desejar. Uma rede social como o Orkut baseia-se na relação amigável de seus participantes, o email deve ser usado com cuidado. Use sempre o bom senso, tente ler o que escreve antes de publicar. Pense se você gostaria de estar recebendo aquela mensagem que esta enviando agora. Poucas ações tão fáceis de se fazer podem contribuir imensamente para melhorar a internet.