A ferramenta de gerenciamento de blogs mais utilizada do planeta já tem uma nova versão, e que grande nova versão, diga-se de passagem.

O WordPress 2.7 é o trabalho de muitas pessoas que se dedicaram a fazer o melhor possível desde a nova impressionante interface aos detalhes mais avançados de segurança.

Para ilustrar o que é o WordPress para leigos, existe o site que você pode criar blogs grátis, chamado de WordPress.com. Este site utiliza o software de gerenciamento de conteúdo WordPress. Este software pode ser baixado do site wordpress.org para você instalar num domínio com servidor próprio, algo como www.seunome.com. A instalação é muito simples.

Novidades do WordPress 2.7

A lista de novidades é grande, mas se colocarmos numa ordem de prioridade, acredito que todos concordem com o que vem a seguir:

1. Tela customizável de publicação de artigos.

2. Atalhos para moderação de comentários.

3. Novo sistema de menus.

4. Novo design, dashboard, etc…

Apelidado de John Coltrane, já uma tradição jazzistica dos desenvolvedores, o WordPress 2.7 é um avanço e tanto, e já pode ser baixado aqui. Para saber mais sobre o anúncio oficial leia o artigo no blog do WordPress.

Como a compatibilidade com os temas atuais pode estar comprometida, recomendo a todos que instalem o WordPress 2.7 localmente para depois colocarem em produção. Escrevi um artigo mostrando como instalar o WordPress no Mac OS X mas que pode ajudar em outros sistemas operacionais.

Alguns links são bastante úteis para ajudar a sua nova vida com o WordPress 2.7 tais como:

Lista de temas compatívels com o WordPress 2.7

Lista de plugins compatíveis com o WordPress 2.7

Não deixe de atualizar seu WordPress, avalie como fazer isso da melhor maneira pois a nova versão traz mais segurança e também deixar o blog desatualizado pode implicar até em perda de ranking do Google.