Se você quer abrir um documento do Word 2007, o novo formato de arquivo .docx introduzido com o mais recente Microsoft Office, e não tem este programa instalado no seu computador, faça o seguinte:

Pra começar precisa do navegador Firefox, se não o usava já está passando da hora de fazer isso. Baixe o Firefox, que é gratis do site getfirefox.com.

O Firefox permite instalação de complementos e plugins. A extensão “OpenXML Document Viewer” permite visualizar (não editar) estes arquivos do novo Word .docx diretamente na janela do navegador.

Testei a versão para Windows (existe também para Linux). Para instalar no Windows, baixe o OpenXMLViewer_win_firefox.zip e descompacte para uma pasta qualquer. Procure o arquivo OpenXMLViewer_win_firefox.xpi e arraste para o Firefox aberto, ou então clique duas vezes e abra com o Firefox.

Se você achar complicado o processo, outra opção de abrir arquivos docx sem precisar do Microsoft Office é usar o aplicativo online Google Docs (Documentos do Google) docs.google.com.