O conhecido modo “Aero” do Windows Vista ganhou novas funções na versão 7 como o Aero Peek e Aero Shake. O problema é que sem o modo Aero, você não consegue ter, além do modo gráfico translucido entre outras perfumarias, o Peek e o Shake.


(aero shake no Windows 7)

Vamos supor que o seu computador esteja perto dos requisitos mínimos para usar o Aero do Windows 7, que é o mesmo que no Vista, ou seja um processador de 1GHz com 1GB de memória RAM, com 128 MB de memória RAM de vídeo e DirectX 9.

Neste caso o Windows 7 não ativa o Aero por causa destas configurações mínimas ou devido a algum problema na instalação por causa de drivers como da sua placa de vídeo VGA.

Para ativar os efeitos de transparência do Aero no Windows 7:

  1. Certifique-se de que o Índice de Experiência do Windows (Windows Experience Index) foi calculado.
  2. Clique no menu Iniciar (Start).
  3. Digite a palavra aero na caixa de texto para pesquisas.
  4. Quando vierem os resultados, encontre a seguinte opção em baixo do Control Panel, e clique nela: “Find and fix problems with transparency and other visual effects”
  5. Um menu Wizard do Aero aparecerá e clique no botão “Next”.

    ativar o aero wizard

Diversos testes serão efetuados para detectar algum problema em componentes instalados, como memória, vídeo, temas, etc…Ao final dos testes, automaticamente os problemas serão consertados se houver possibilidade.

Outro modo é usar um hack de registro conforme os passos a seguir:

  1. Abra o RegEdit.
  2. Navegue até a seguinte chave:

    HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\DWM

  3. Se a chave não existir, clique com o botão direito em cima de Windows e selecione New -> Key (Nova -> Chave) para criar um novo ítem com o nome DWM.
  4. No painel da direita crie uma nova DWORD (32-bits) com o nome UseMachineCheck, com o valor 0.
  5. Crie uma nova DWORD (32-bits) com o nome Blur com valor 0.
  6. Crie uma nova DWORD (32-bits) com nome Animations com valor 0.
  7. Reinicie o Desktop Window Manager Session Manager no painel de Serviços dentro do Painel de Controle. Basta digitar Services.msc no menu iniciar-> pesquisar, ou então abrir uma tela de DOS como Administrador e digitar os seguintes comandos:

    net stop uxsms
    net start uxsms