google agenda
Imagine que você tem um calendário no Outlook ou iCal (Mac) e deseja transferir ele para o calendário do Google. Você pode apenas exportar o formato e importar diretamente ou então pode fazer melhor e deixar seus calendários sincronizados.

Para isso é necessário publicar seu calendário com o iCal na internet e desta forma qualquer alteração que fizer nele será aplicada online automaticamente.

Para os que usam o Outlook, podem converter o calendário que já possuem usando o script em vb Outlook2ical.

Já no iCal, com seu calendário pronto, você deve utilizar um servidor na internet para poder publica-lo. Uma excelente opção grátis é o iCal Exchange [icalx.com]. Crie uma conta lá para poder prosseguir.

Após criar a conta você terá dois endereços, um público e outro privado para usar em seus calendários:

https://icalx.com/public/SEUNOME

https://icalx.com/private/SEUNOME

Agora no iCal clique com o botão direito em cima do nome do calendário no painel da esquerda e depois na opção “publicar” (publish).

O iCal vai perguntar se deseja publicar no MobileMe ou num servidor privado (Private Server). Escolha “private server” e também outras opções que desejar logo abaixo para a forma de publicação.

Quando o iCal pedir o endereço do servidor, utilize o que criou no icalx, privado ou público. Um calendário público é o qual todos podem ter acesso e visualizar, já o privado somente você tem acesso.

Pronto! Seu calendário já está publicado na internet e tem um endereço do tipo webcal://icalx.com/public/SEUNOME/calendario.ics.

Agora para incluir na agenda do Google, basta escolher no painel da esquerda “adicionar” -> Adicionar agenda pública -> Adicionar por URL.

Fácil e prático.