Agora que o Windows 7 já esta em uma versão mais estável beta, que tal poder experimentar sem perder a sua instalação atual do Windows? Para fazer isso basta usar do recurso de boot dual, com dois sistemas operacionais instalados ao mesmo tempo no seu computador e que quando você liga pode escolher qual usar.

Os passos a seguir mostram como fazer isso, uma tarefa relativamente simples, no Windows XP ou Vista.

  1. Baixe a imagem do Windows 7 via torrent e grave para um DVD. Você pode usar o programa u-torrent e o link do site mininova. Para queimar o DVD pode usar qualquer programa como o Nero, uma alternativa grátis é o ImgBurn que já falei aqui.
  2. Agora você tem que criar uma nova partição para acomodar o Windows 7 no seu HD. Este passo depende se você possui o XP ou o Vista, isso porque o Vista já vem com uma ferramenta de particionamento e no XP você deve baixar uma da internet. Cobrirei os dois casos em seguida.
  3. Para Windows XP. Uma excelente ferramenta de particionamento grátis é o GParted. Baixe o LiveCD aqui. Grave a imagem para um CD e dê boot através dele.
  4. Você deve criar um espaço ou particionar no HD do sistema operacional, criando um espaço para o Windows 7. No GParted faça isso através do menu “Partition” -> “Resize/Move”. O espaço mínimo exigido pelo Windows 7 são 16GB então acredito que uns 30GB são satisfatórios para depois poder instalar programas. Você pode alterar este espaço posteriormente com o GParted.
  5. Para Windows Vista. O Vista já vem com uma ferramenta que faz o particionamento como o GParted. Você pode encontrar esta opção via o menu Painel de Controle -> Sistema e Manutenção -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento do Computador. Ou em inglês, Control Panel -> System and Maintainence -> Administrative Tools -> Computer Management.
  6. Assim que estiver na ferramenta de Gerenciamento do Computador, vá em Armazenamento -> Gerenciamento de disco. Você deve reduzir a partição atual do seu Windows e em seguida criar uma nova partição NTFS no espaço vazio com no mínimo 16GB.
  7. Agora vem a parte mais fácil. Com o DVD que você gravou com o Windows 7, dê um boot e inicie a instalação. Quando for perguntado pela partição que deseja instalar, basta selecionar a que você criou. Tenha cuidado para ter certeza da partição certa senão você pode apagar toda a instalação do seu Windows atual.