Você já quis enviar algum arquivo grande anexado por email para alguém e teve problemas?

Sim, acho que todos nós já passamos por isso algum dia, mesmo com o aumento da capacidade da banda larga de internet ou do limite de tamanho dos anexos, ainda assim é mais conveniente em alguns casos quebrar o arquivo grande em vários menores. Existem algumas maneiras de fazer isso, falarei de duas:

GSplit

O GSplit é um programa grátis que permite quebrar arquivos grandes como Zips, imagens, música, vídeo, textos ou qualquer outro tipo, em pedaços menores. Desta forma é mais fácil transportar estar partes ou armazenar em dispositivos portáteis que não tenham muita capacidade.

gsplit file splitter

Para juntar novamente os pedaços no arquivo original basta usar o GSplit.

O GSplit funciona somente no Windows e pode ser baixado aqui.

HJ-Split

O HJ-Split é um programa multiplataforma grátis com versões para Windows, Mac OS X, Linux, Java e PHP. Ele permite quebrar arquivos em pedaços menores. É claro que existe uma função para reunir os pedaços no arquivo original. Já usei o HJ-Split no Mac OS X com sucesso.

hjsplit screen file splitter

Baixe o HJ-SPlit aqui.

WinRAR

O WinRAR é o famoso programa de compactação de arquivos, sua versão permite uso ilimitado apesar de não ser grátis. O que muita gente não sabe é que ele é bastante poderoso e uma de suas muitas funções é poder quebrar arquivos grandes ao mesmo tempo que realiza a compactação.

winrar split

Para quebrar um arquivo com o WinRAR basta usar a opção “Split” conforme a tela acima. Já existem alguns tamanhos pré-definidos que podem ser utilizados, porém você pode digitar quanto você quer que cada pedaço fique especificando em bytes.

Qual programa você utilizar para separar arquivos grandes em menores? Deixe um comentário e compartilhe conosco!