Para ser compatível com a maioria de periféricos do mercado, o Windows já vem com centenas de “drivers” para impressoras, monitores, scanners, máquinas digitais e etc…

Um “driver” para quem não sabe é um conjunto de arquivos e bibliotecas que ensinam o Windows ou qualquer outro sistema operacional como trabalhar com um periférico que pode ser desde uma placa até um dispositivo USB. Leia a definição de driver na biblioteca online Wikipedia aqui.

Além dos arquivos de drivers que já vêm com o Windows, com tempo de uso outros periféricos são instalados, muitas vezes baixando mais arquivos da internet ou então carregando dos CDs que acompanham o produto.

O resultado deste processo de adição de drivers é que a pasta do Windows começa a ficar enorme, ocupando cada vez mais espaço no seu disco, além de tornar a inicialização e performance do computador lenta.

Todo usuário do Windows sabe que depois de um certo tempo de uso, o melhor a ser feito é formatar o disco e reinstalar todos programas.

Existem programas grátis para otimizar o uso do sistema e liberar espaço, mas falando especifcamente de drivers, o que pode ser feito é remover os que não são utilizados.

O programa grátis “Total Service and Driver Control (TSDC)” foi desenvolvido para identificar e remover drivers e serviços não utilizados. Remover os serviços não utilizados pode ajudar e muito a liberar mais memória RAM usada com coisas inúteis.

200902-total-services-drivers-control-tsdc-c

O TSDC não precisa ser instalado, funciona no Windows 2000, XP e Vista (funciona no Windows 7 mas sem garantias) e é mais uma grande ferramenta para ter no pen drive.

Baixe grátis Total Service and Driver Control