informatique_virus-msn-messengerAqui esta um tutorial completo para remover virus do Messenger.

O que acontece? As pessoas ficam infectadas por navegarem por páginas oferecendo “ver quem te bloqueou ou apagou da tua lista pessoal”, como verificador.net ou blocksviewer.com, ou então clicaram em arquivos enviados por spam.

A maioria dos vírus do Messenger são do tipo “cavalos de tróia”, chamados também de “Bankers”, que são instalados no seu computador para roubar senhas de banco, Paypal, Orkut e MSN.

Os brasileiros são os maiores culpados e vítimas desta praga. Culpados porque os inventores desta modalidade de crime são brasileiros. Vítimas porque somos grandes usuários do Messenger e Orkut.

Remover o Virus

Se você tiver um anti-virus já ativo, deve desativa-lo por agora. Isso porque ele pode impedir algumas ferramentas de remoção de vírus de funcionar.

Lembro também de como é importante ter todas as atualizações de segurança do Windows instaladas no seu computador. Você pode fazer isso através no endereço update.microsoft.com

Feche o Messenger. Não basta clicar no X da janela, procure o Messenger ao lado do relógio do Windows e clique com o botão direito nele para depois clicar em “Fechar”.

Troque a sua senha do Messenger na página https://login.live.com

Vamos agora para a parte de limpeza e remoção do vírus.

O programa grátis BankerFix, brasileiro diga-se de passagem, é um removedor genérico de “Bankers” criado pela página linhadefensiva.org. É a principal ferramenta de remoção desta praga e funciona em Windows 2000, XP e Vista.

Baixe o BankerFix no endereço www.linhadefensiva.org/dl/bankerfix

Salve o BankerFix no seu disco e clique duas vezes para iniciar. Você verá então uma mensagem de necessidade de conexão com a internet. Clique OK para continuar.

Quando terminar a instalação uma janela abre com a pergunta se quer executar o BankerFix. Clique em OK.

Feche todos os programas. Na janela do BankerFix aperte qualquer tecla para prosseguir.

Depois disso você recebe uma mensagem informando se algo foi encontrado ou não. Reinicie o computador.

O BankerFix deixa um arquivo de texto contendo informações sobre o processo de limpeza. Este arquivo chama-se relatorio.txt, e você pode encontra-lo na pasta C:\LinhaDefensiva

Depois disso, se o processo funcionou, atualize a versão do Messenger. Baixe do endereço messenger.live.com.

Outro modo mais complicado mas que pode funcionar:

Alguns vírus se instalam na inicialização do Windows e para verificar isso siga os passos abaixo:

1. Feche msn messenger (evite enviar vírus para seus amigos)
2. Clique no botão “Iniciar” do Windows.
3. Clique em “Executar”
4. Digite “msconfig”
5. Procure a aba “Startup”.
6. Procure por entradas estranhas. Cada arquivo neste menu pode ter sua descrição encontrada no Google se preciso. Desmarque o que você achar estranho e não achar informações a respeito.
7. Reinicie o computador
8. Utilize as ferramentas anti-virus para remover a praga do seu computador. Listo algumas ferramentas logo abaixo.

Outras Ferramentas Complementares

Netcom3 Internet Security Suite. O Netcom3 Internet Security Suite não só pode deixar seu computador mais rápido como detecta e remove Spyware, Adware, Virus, Trojans, Worms e outros parasitas.

Spybot Search & Destroy. O Spybot é uma ferramenta de pesquisa e remoção de ameaças como Virus e Trojans.

HijackThis. O HijackThis é uma ferramenta avançada que analisa o registro do windows assim como outros componentes do sistema operacional que podem ter sido alterados e infectados. Na verdade o HijackThis gera um texto contendo o que pode ser vírus e você tem que analisar. Não é fácil porém com um pouco de paciência você pode remover tipos de vírus que nenhuma outra ferramenta conseguirá.

Para facilitar o trabalho com o HijackThis, utilize o HijackReader que analisa os logs gerados e dá dicas sobre o que deve ser feito no seu computador.

Limpando o Registro do Windows

Para deixar o seu registro do Windows “tinindo”, use as ferramentas grátis abaixo. O CCleaner é um programa já famoso na internet.

Eusing Free Registry Cleaner

CCleaner

Conclusão.

Se você tiver um vírus no seu computador, deve remove-lo imediatamente. As vezes um simples Messenger infectado enviando mensagens para seus amigos pode ser na verdade um espião aguardando que você digite senhas ou qualquer informação para obter vantagens. Seu computador não estará seguro. Caso você não consiga remover, não use mais o computador e chame um especialista. Além de estar correndo um sério risco, estará colocando as pessoas que conhece no mesmo barco.

Mac

Eu uso um Mac e só passo por estes problemas quando uso Windows. Felizmente para mim é assim, então se um dia você tiver oportunidade, compre um Mac e seja mais feliz.