Cada vez mais estamos vendo programas que podem ser usados a partir do pen drive sem instalação no Pc. Isso porque os pen drives têm mais capacidade por um preço bem acessível, um com 16Gb pode ser comprado por cerca de 30 dólares no Ebay.

Então para que instalar programas em um computador quando você pode tê-los no pen drive e poder levar e usar onde quiser?

Vejo muita gente usando este artifício para poder usar programas não autorizados dentro de empresas, por exemplo o navegador Firefox (leia como usar o Firefox do pen drive sem instalar) quando o Internet Explorer é obrigatório.
20080422-skype-logo.jpg
O Skype é um dos mais utilizados programas que permitem falar grátis ou pagando permitindo chamar qualquer telefone no mundo, inclusive podendo ser instalado no celular. Ter o Skype disponível no seu pen drive pode ser bem interessante quando você precisa ligar para alguém.

Para usar o Skype a partir do pen drive são necessários alguns passos:

1. Instale o Skype no seu Pc (Windows) e encontre a pasta de instalação. Normalmente deve ser “C:\Arquivos de programas\Skype”. Copie o arquivo skype.exe para o seu pen drive numa pasta com qualquer nome, pode ser por exemplo chamada de Skype (bem original).

2. Dentro desta pasta Skype no seu pen drive, crie uma nova pasta chamada “data”.

3. Crie um novo arquivo texto chamado “Skype.bat” ou qualquer outro nome que quiser. Lembre-se que o Explorer deve estar mostrando a extensão dos arquivos.

4. Abra este arquivo criado no item 3 com o bloco de notas para poder edita-lo e escreva o seguinte comando:

skype.exe /datapath:"data" /removable

5. Salve e feche o arquivo.

Quando você clicar duas vezes no skype.bat você poderá usar o skype a partir do pen drive. As suas configurações serão armazenadas na pasta “data” e onde você estiver basta conectar o pen drive na porta USB.

Baixe o Skype Gratis