Essa é uma boa discussão para muitos, para mim é um tanto quanto óbvio. Imagine que alguém crie uma página na internet contra a sua pessoa, o que você faz? Muita gente envia mensagem para a empresa Google retirar a página, pois pensa que a internet é a própria empresa ou porque sabe que detém o mercado de pesquisas e indexação. Um dos engenheiros do Google chamado Matt Cutts escreveu esta semana em seu blog uma breve explicação a respeito do problema que pode ser resumida assim:

1. Se a página reclamada não contém spam, vírus ou qualquer ameaça a segurança da internet, ela não será removida do Google.

2. Uma página removida do Google ainda está presente na internet e pode ser encontrada de outras maneiras.

3. A primeira ação de uma pessoa que se acha ofendida ou incomodada com algum conteúdo na internet deve ser reclamar com o autor da página para que a remova. Em seguida procurar a justiça para que force a pessoa a retirar a página.

A não ser no Brasil onde nossos políticos e juízes vêm ultimamente extrapolando o nosso direito de liberdade de expressão, ora proibindo publicação de livros biográficos, ora forçando empresas a abrir seu banco de dados para liberar informações confidenciais, não vejo nenhum problema com a atitude da empresa. Lembro que o Google não produz conteúdo, apenas organiza a internet de forma que nós usuários podemos encontrar o que querermos de maneira rápida e eficaz.