Dicas

Trocar Superdrive CD/DVD do Macbook

Hoje consegui trocar o Superdrive defeituoso do meu Macbook Black 13″. Foi um tanto quanto trabalhoso mas vale mais do que levar na Macstore do Brasil que vai me cobrar muito caro pelo serviço.

macbook superdrive uj-857

Um superdrive “oficial” custa nos EUA perto de 150 dólares como podem ver nesta loja especializada. Achei caro o preço e fui investigar mais no Ebay. Produtos de Honk Kong no ebay custam muito barato e o frete não é caro, depende do peso é claro. Todas as coisas pequenas que tenho comprado do Ebay chegaram sem problemas de taxas alfandegárias mas lembre-se que isso pode ocorrer e o preço ser incrementado em 60%. As vezes mesmo assim sai mais barato que no Brasil devido aos impostos abusivos que pagamos para sustentar Brasília.

De volta ao assunto, encontrei o superdrive modelo UJ-857 no ebay por cerca de 77 dólares com o frete incluso vindo de Honk Kong. Comprei e demorou duas semanas pra chegar na minha casa. Agora só faltava abrir o Macbook e instalar.

Abrindo o Macbook

macbook-black13-superdrive-removal

Para abrir o Macbook corretamente, segui o video tutorial que achei no Youtube, Macbook 13″ Repair – Top Case Removal seguido do vídeo Superdrive Removal. Caso o seu Macbook seja outro modelo, ou um Powerbook, procure no Youtube por outros tutoriais que você vai encontrar.

O mais complicado são os pequenos parafusos que precisam de uma chave especial pra tirar. Não é necessário remover todos os parafusos visíveis e o vídeo mostra quais você precisa tirar. Guarde a posição de cada um deles anotando num papel se você não tem uma boa memória.

Uma dica importante é não fechar o Macbook antes de ver se o superdrive está funcionando. Apenas conecte o teclado e a fonte de energia, ligue e coloque um CD ou DVD para ver o resultado. Estando OK, desligue novamente e coloque todos os parafusos fechando o Macbook.

Para maiores esclarecimentos sobre compras no Ebay leia o artigo “Cartão de memória, pen drive, tudo mais barato via Ebay“.

Comments
To Top