Estava curioso para instalar o Windows 7 e este fim de semana acabei fazendo isso no meu Mac através da máquina virtual do VMware.

windows 7 panel

Baixei o Windows 7 RC via torrent e no VMware você pode instalar um sistema operacional via imagem ISO. Quero dizer, ao invés de gravar a imagem ISO para um DVD, apenas usei o arquivo simulando o DVD. Parece complicado mas o VMware deixa você escolher o arquivo ISO e então começar a instalar.

Um detalhe importante é que no VMware você deve escolher o sistema operacional da máquina virtual, e ainda não está disponível o Windows 7. Para fazer funcionar escolha então o Windows Server 2008.

Depois disso o processo é bem rápido, até mais rápido talvez que a instalação do Windows XP ou Vista.

Quando termina a instalação do Windows 7, instalei o Firefox, o WinRAR, o Emule e por último o Oracle XE. Tudo funcionou muito bem. O problema de começar a trocar o Windows XP pelo 7 começa pelo fato que a versão RC deverá expirar em breve, além do fato que ainda é beta, não ter drivers para muitos periféricos como impressoras, webcams, etc…

windows 7 emule

O saldo desta “perda de tempo” é:

O Windows 7 parece muito o Windows Vista, talvez seja mais rápido, mais estável, o que eu não tenho como comprovar. O problema é que não há como testar todos recursos em tão pouco tempo, quando a versão oficial já está quase pronta. Eu não me arrisco a instalar todos aplicativos que eu uso até porque não tive sucesso em instalar o Visual Basic 6, embora eu saiba que para muita gente é um aplicativo totalmente dispensável, mas mostra que existem problemas.

A última notícia é que o Windows 7 terá um modo virtualizado “Windows XP” o que garantiria a compatibilidade de aplicativos. Vamos ver, estou otimista.