Imagine se você pudesse usar uma cópia do seu carro novo e deixar o original guardado em segurança na garagem da sua casa. Quando a cópia do carro tivesse algum problema, acidente ou apenas ficasse velho, você ia na sua garagem fazia mais uma cópia do original?

Se não é possível fazer isso com seu carro, já é com o Windows. Esta ferramenta, grátis para uso pessoal, permite virtualizar seu sistema operacional. Desta forma qualquer coisa que você fizer como instalar programas, apagar ou copiar arquivos com vírus, será desfeita quando precisar.

returnil virtual system partition

O processo é mais simples do que parece, depois de instalado o Returnil cria uma partição a partir de um arquivo ISO, como se fosse um disco virtual com o tamanho que você quiser. O tamanho padrão é de 300mb porém você pode aumentar. Depois disso você liga a proteção através do ícone que fica ao lado do relógio do Windows.

A proteção pode ser de várias maneiras e no modo total, qualquer alteração na partição protegida (geralmente o disco C:) será desfeita no próximo boot. Experimentei instalar um programa e também apagar alguns arquivos. Bastou reiniciar o computador para meu Windows voltar ao estado inicial antes de instalar o Returnil.

Existem muitas utilidades para isso como por exemplo se você vai emprestar seu computador para alguém usar e quer mante-lo em segurança.
Administradores de sistema e Lanhouses também poderiam se aproveitar do fato de manter o sistema operacional original protegido.

Baixar Returnil Virtual System 2008 Personal (Gratis para uso doméstico)