Muitas pessoas que possuem o Xbox 360 têm pesadelos onde estão jogando seu video game preferido e de repente aparece um anel vermelho indicando a morte do console. Muita gente já viveu isso realmente pois é um problema que ocorreu bastante nas primeiras versões do Xbox 360.

rrod xbox 360 red ring death

Neste caso a única “solução” é comprar outro Xbox 360. A Microsoft tenta consertar a grande m que fez aumentando a garantia mas para quem mora no Brasil isso não ajuda muito. Enquanto um Xbox 360 custa 250 dólares nos EUA aqui o preço fica na casa dos 2000 reais. Um absurdo.

Algumas dicas, na minha opinião muito óbvias, para tentar evitar o “Red Ring of Death” do seu Xbox 360:

1. Não deixe o Xbox 360 sobre carpete. Parece óbvio mas muita gente faz isso e o que acontece é esquentar ainda mais.

2. Deixe sempre a ventuinha desbloqueada. Nada colocar o Xbox 360 em gavetas ou estantes com fundo bloqueado. O melhor é deixar deitado em cima de uma mesa onde possa respirar o máximo possível.

3. Limpe as ventuinhas frequentemente. O ar que passa por ali deixa pelos, cabelos e sujeira o que com o tempo interrompe a passagem.

4. Não continue jogando por muito tempo se ouvir as ventuinhas no máximo. Desligue o Xbox 360 e deixe esfriar. Ainda mais no Brasil onde o clima é quente, principalmente no verão essa pode ser uma atitude bem positiva.

5. Deixe o Xbox 360 deitado e não na vertical pois quando ele está de pé a ventuinha que fica na parte inferior acaba bloqueada impedindo que mais ar passe pelo console para esfria-lo.

6. Guarde dinheiro para comprar um novo modelo. Os novos modelos do Xbox 360 não trazem este problema de fábrica, então guarde 50 reais por mês numa poupança para quando o seu tiver morrido poder comprar outro imediatamente.

Sei que tudo isso é uma grande chatisse mas se você possui um modelo do Xbox 360 antigo, comprado até meados de 2008 então você deve se preocupar com o RROD.

As dicas são do site IDG.