Para os que se aventuram em consertar o frequentes problemas do Windows e principalmente para os técnicos de TI, é importante ter em mãos uma coleção de aplicações ou ferramentas indispensáveis.

WinUBCD_Screens_3_0_Accessories

UBCD4Win. O UBCD4Win é um CD de inicialização que contém ferramenta para reparar, restaurar e diagnosticar quase todos problemas do seu computador. Todo os programas inclusos são grátis tais como AdAware, HiJackThis, Spy Bot, AVG, Defrag, etc, outros são para uso doméstico.

UBCD (Ultimate Boot CD). Para problemas mais complicados de hardware tais como testes de memória RAM, formatação de baixo nível ou teste de disco rígido, o UBCD oferece uma interface DOS (não gráfica) e contém mais de 100 ferramentas para diagnosticar num CD de inicialização bem rápido. Alguns testes que podem ser feitos: CPU, Memória RAM, periféricos, Benchmark (velocidade), Disco Rígido, Gerenciador de Boot e Particionamento, Rede, Antivirus, Malware, NTFS, etc…

Offline NT Password & Registy Editor. Serve para recuperar a senha do Windows NT/2000/XP/2003/Server 2008/Vista 32 e 64 bits. Falei desta ferramenta recentemente e o nome já diz a que ela se destina. Realmente indispensável para qualquer pessoa ter.

Offline Update. Toda vez que você instala o Windows tem que baixar todas atualizações do site da Microsoft e isso toma muito tempo. O que esta ferramenta faz é baixar todas atualizações e patches da Microsoft para Windows 2000, XP ou Server 2003 e cria um arquivo ISO para você gravar para CD/DVD ou apenas usar quando quiser nos sistemas operacionais que tiver instalando.

Recomendo a todos baixarem estes aplicativos e gravarem para CD. Nunca se sabe quando você irá precisar. Inspiração: Tecnhnibble.