Para os programadores interessados em aprender como construir aplicativos para o iPhone, a linguagem utilizada é Open C, parecida com C++. Uma boa notícia é que a Universidade de Stanford disponibilizou seu curso em video e pdf para baixar via iTunes.

iPhone Dev Center - Apple Developer Connection

O curso é uma série de videos separados em aulas que foram realizadas ao vivo dentro da própria universidade de Stanford. Dois dias após cada aula os material é colocado na internet para que todos possam ter acesso.

Se você estiver interessado, são ao todo 10 semanas de curso chamado de iPhone Application Programming, e pode ser baixado grátis via iTunes em formato PDF e vídeo (cada vídeo é um arquivo de 470 MB).

É claro que somente os alunos que atendem as aulas retiram o diploma mas se você precisar somente do aprendizado pode ter acesso ao material clicando aqui.

Note que é preciso ter o iTunes instalado, que também é um download grátis através da página itunes.com.

Para programar no iPhone você necessariamente precisa ter um Mac para poder rodar o SDK que você baixa do iPhone Dev Center (Developer Connection da Apple) com o simulador e o ambiente de programação x-code.