Comprei um Macbook Pro recentemente e tive que reinstalar todos meus aplicativos assim como configurar minha instalação do WordPress local no Mac OS X Leopard 10.5.

mac os x 10.5.5Para instalar o WordPress, tive que instalar o banco de dados MySQL e também o PHP 5, até ai tudo ok.

Porém estava testando o novo tema TMA este blog e um dos plugins necessários era o Post-Thumb que gera uma mini-imagem (thumbnail) automaticamente para os artigos. O Post-Thumb usa uma biblioteca do PHP chamada GD onde sua função é trabalhar com imagens, GIF,PNG ou JPG, ou gerar imagens automaticamente como era o caso.

Problema: O GD não vem instalado no Leopard. O que fazer?

A única saída que encontrei foi compilar a biblioteca GD no Leopard. Um tutorial muito bem escrito, mas em inglês, no site Garbage In Garbage ensina como fazer. Não vou reproduzir o tutorial por completo aqui (até porque você pode traduzir o tutorial com o Google) porém dar algumas dicas do processo de instalação que podem ser cruciais para evitar qualquer erro.

Requisitos Necessários:

1. Backup do sitema operacional (eu nem fiz).

2. Atualizar o Mac OS X para 10.0.5.

3. Instalar a última versão do Apple Developer Tools: Xcode 3.0+ para Leopard 10.5. O Xcode vem no DVD de instalação do seu Mac OSX. Ou pode ser baixado do site da Apple.

4. O X11 com seu SDK devem ser instalados, assim como o Xcode. Faz parte do processo do item 3.

Lembro que não me responsabilizo por danos no seu computador.

Iniciando o processo, você deve abrir o terminal (Aplicativos -> Utilitários -> Terminal) e entrar no modo de superuser (usuário administrador). Digite:

sudo bash

PASSO IMPORTANTE: Determine o tipo de instalação que você precisa através de saber qual é o seu processador, 32bits ou 64 bits. Eu pensei que minha versão era 32 bits erradamente e entrei pelo cano. Veja como determinar a arquitetura do seu processador:

Através do terminal digite:

/usr/sbin/system_profiler SPHardwareDataType | grep "Processor Name:"

Se for PowerPC G3, G4 ou Intel Core Duo sua instalação é 32 bits.

Se for PowerPC G5, Intel Core2 Duo ou Intel Xeon, sua instalação é 64 bits.

É importante saber a arquitetura do processador para dar o comando correto, senão você não consegue terminar o tutorial com sucesso.

A partir daqui siga o tutorial que pode ser encontrado no site Garbage in Garbage:

Install GD for PHP on Mac OS X 10.5 Leopard