Alterando o local da biblioteca do iTunes:

  1. Altere a localização desejada para conter todas suas músicas. Algo como seu disco exerno USB. É claro que ele deve estar conectado ao computador.

    No iTunes vá em: Preferencias -> Avançado -> Localização da pasta iTunes Music (Alterar)

     itunes mac advanced

  2. Antes de fechar esta janela, marque a opção “Copiar arquivos na pasta iTunes Music ao adicioná-los à biblioteca”.
  3. Depois que fizer isso suas música ainda não estarão copiadas para a nova localização. Certifique-se que sua biblioteca contém apenas o que você quer copiar. Apague filmes ou clips que não vê mais, para poupar espaço.
  4. Agora vamos ao processo de cópia, que pode demorar dependendo do tamanho de sua biblioteca de música. Dentro do iTunes, você deve solicitar a consolidação da biblioteca.

    No Mac ou pc: Arquivo -> Biblioteca -> Consolidar Biblioteca.

Com isso todos seus arquivos de música serão copiados para o novo lugar.

Caso seja um disco externo você poderá desconecta-lo e mesmo assim ainda usar o iTunes para conectar seu iPhone ou comprar algo da loja da Apple mas quando clicar em alguma música é claro que não vai poder ouvir, e o iTunes informará que o arquivo não pode ser localizado. Mesmo assim irá manter a localização externa do arquivo pois quando você reconectar seu disco externo USB tudo volta ao normal e você poderá ouvir suas músicas.

Caso você queira fazer um backup, o iTunes oferece esta opção através do menu de arquivo -> Biblioteca -> Backup para disco. Uma pena que backup será feito apenas para CD/DVD e não para disco externo.

Para fazer backup para um disco externo só mesmo copiando todos os arquivos manualmente da pasta “Minhas Músicas” -> “iTunes”.

Escolhendo uma biblioteca alternativa

O iTunes permite escolher uma biblioteca alternativa quando iniciar. É uma opção escondida não muito documentada.

Para escolher uma biblioteca alternativa:

No Mac: Pressione e mantenha a tecla “Option” e clique no ícone para iniciar o iTunes.

No Pc: Pressione e mantenha a tecla SHIFT e clique no ícone para iniciar o iTunes.