Hoje tive um problema estranho com meu iPod Nano ao tentar sincronizar minhas músicas mp3 com o iTunes recebi a seguinte mensagem: Erro “Não é possível ler ou gravar no disco” ao sincronizar o iPod. Havia usado o iPod na mesma tarde numa corrida, como poderia ter ocorrido tal problema?

iTunes ipod

Segundo o site da Apple, quando ocorre tal erro, pode ter acontecido algum dano no sistema de arquivos do iPod. Interessante é isso acontecer do nada, sem qualquer causa aparente. Mas mesmo assim o importante é que existe uma solução que pelo menos para mim funcionou.

Solução:

Para resolver este problema faça o seguinte:

1. Conecte o iPod no seu computador.

2. Abra o iTunes e na aba “Resumo” clique em “Restaurar”. Note que todas as suas músicas, fotos, vídeos e contatos no iPod serão apagadas para sempre. É claro que se toda essa informação está no seu computador isso não será nenhum problema.

Se você continuou o processo, o iTunes começa a baixar o software de atualização do iPod, isso pode levar até uns dez minutos pois é grande, cerca de 50Mb.

iTunes music selection

Após o iTunes instalar o software no seu iPod apagando tudo que esta nele, você deve agora reselecionar as músicas que serão sincronizadas. Vá na aba de música e marque as listas de reprodução que desejar. O iTunes ainda permite que você deixe ele escolha músicas da sua biblioteca aleatoriamente até encher o iPod. Você quem decide.