Hoje em dia para quem tem um blog ou página na internet é indispensável uma ferramenta de estatística tal como o Google Analytics para saber o número de visitantes, páginas visualizadas e também muitas outras informações que ajudam a direcionar seu trabalho da melhor forma possível.

google analytics logo

Colocar anúncios no site não é fácil pois você precisa saber o posicionamento, tamanho e cores que possam atrair cliques ou o interesse de quem está visitando.

O programa de afiliados do Submarino é uma ótima fonte de receita e através de alguns banners você ganha porcentagem de vendas realizadas a partir da indicação do seu site.

Essa semana eu quis implementar um jeito através do Google Analytics de saber quais banners estavam sendo clicados e em quais páginas. Uma breve pesquisa no Google me levou ao plugin “Vitrine Submarino” para WordPress, porém preciso de mais controle sobre meus banners e não aguento mais usar plugins. Talvez uma solução mais elegante seja possível através de javascript. E consegui.

A primeira dica é que você deve mover o código do Google Analytics para perto da tag html de abertura do “body” e não no fechamento como é recomendado pelo Google.

Usei a ferramenta de tracking (rastreamento) via o envento onclick do link com a função pageTracker, porém como o link do submarino é carregado dinamicamente via script, tive que criar uma função em javascript para ler as tags “a href” e filtrar o que me interessa. O legal é que você pode alterar isso para qualquer outro tipo de programa que participar.

Para instalar basta colocar o código javascript a seguir após o script do google analytics dentro da sua página:


function bannertracker(){
var aReturn=document.getElementsByTagName("A");
var c;
for (i=0;i-1){
aReturn[i].onclick=function(){pageTracker._trackPageview
('/bannerads/submarino/banner');};
}}}

Em seguida na tag de abertura “body” coloque o seguinte evento onload=bannertracker() da seguinte forma final:



Os cliques nos banners do Submarino ficam armazenados dentro de bannerads/submarino/banner mas você pode alterar esse nome para o esquema de hierarquia que quiser.

Depois dentro do Google Analytics você deve ir na seção Content -> Content Drilldown ou em português Conteúdo -> Detalhamento do conteúdo para ver seus resultados:

Detalhamento do conteúdo - Google Analytics

Detalhamento do conteúdo submarino - Google Analytics

O evento onclick em conjunto com a função pageTracker pode ser utilizado para mapear todos os links da sua página tais como de assinatura por exemplo.