Hardware

Para fazer isso precisamos de no mínimo um básico Pentium 4 com 512MB de RAM com uma placa de vídeo com saída de VGA, de preferência uma GeForce FX ou superior, e também uma placa de som com 5.1 canais. Um notebook seria o ideal pois eles são obviamente menores e fazem menos barulho que um desktop, além disso podem encontrar mais facilmente um lugar na sua estante perto da TV. Alguns notebooks possuem também uma saída S-Video. Use o que tiver disponível e que se encaixe com as entradas da sua Tv.

Rede

Como você está usando seu segundo computador como Media Center, o ideal é que tenha uma rede já montada na sua casa. Ligue o antigo computador no seu Hub ou roteador wireless via cabo pois se vamos fazer streaming de vídeo e transmitir grandes arquivos DivX (AVI) não podemos abrir mão de ter velocidade de 100Mbps ou de 1Gbps nos novos roteadores.

Software

  1. Boxee.

    boxee logo

    Existem muitos softwares grátis que servem de servidores de Media Center, um dos mais completos é o Boxee, que antes só funcionava em Linux mas para nossa sorte essa semana saiu a versão Windows ainda em Beta. Além de Media Server para sites como Youtube, Flickr, Hulu e Last.FM o Boxee é uma rede social onde você pode interagir com seus amigos e ver o que eles estão assistindo. O Boxee também funciona (e muito bem) no Mac OS X e Linux.

  2. XMBC.

    XBMC Media Center for Mac OS X, Windows and Linux | Media

    Uma alternativa mais estável para Windows (no momento) ao Boxee é o XBMC (Xbox Media Center), com código-fonte aberto, e que pode ser instalado no Windows XP, Mac OS X, Linux e Xbox.

Use de preferência o Windows XP ao invés do Vista.

O XP é mais leve e precisa de menos memória. A não ser que você tenha um Pc bem potente sobrando memória e processamento, não existe motivo para usar o Vista.

Instalação

Comece instalando o sistema operacional no seu Pc, no caso do Windows XP o melhor é sempre formatar o disco e começar do zero. Isso faz com que o processamento seja mais rápido e formatando você assegura que o disco não contém erros físicos. Insira seu CD do Windows XP, inicie o computador e siga os passos para instalar como você já deve ser feito muitas vezes.

Com o XP instalado, atualize via Windows Update para tornar seu PC seguro. Por fim baixe e instale o Boxee ou XMBC.

Controle Remoto

Existem controles remotos para computadores mas a opção mais barata e completa, que não vai dar nenhuma dor de cabeça na instalação, será comprar um kit de teclado e mouse sem fios USB. Com isso você pode controlar todo seu media center no conforto do seu sofá. Caso queira mesmo um controle remoto você pode ver alguns do tipo MCE Remote.

Conclusão

Não é complicado transformar seu Pc num media center usando o Boxee ou XMBC, então se você possui um computador sobrando em casa, esta pode ser uma ótima oportunidade de torna-lo útil novamente. Investir num computador novo só para isso acho que não vale a pena pois se vai gastar dinheiro, talvez pelo mesmo preço você possa comprar um Xbox 360 ou PS3. Mesmo que você não seja um game maníaco, estes consoles são muito mais do que brinquedos, são perfeitos media servers e o PS3 vem até com bluray.

Artigo Relacionado: como assistir Videos AVI em DivX com Legendas no Xbox 360 ou PS3.