Hoje em dia quase todo mundo tem em casa um roteador wireless (sem fios) funcionando para distribuir a internet. Configurar o roteador é fácil e rapidamente você consegue fazer isso, o problema que surge é que sua internet passa a ser acessada indiretamente e alguns recursos que você teria usando uma conexão dedicada a seu computador deixam de funcionar.

Basicamente a sua conexão de internet é uma estrada de duas vias por onde em uma delas você baixa informações e por outra as envia. Normalmente a via que baixa informações é maior mas não pense que isso torna a via de upload menos importante.

linksys router wireless

Estou falando de casos quando você usa aplicativos ou jogos que precisam de muita banda na internet, pois trafegam voz, vídeo em streaming na direção do servidor para seu computador mas também necessitam de resposta rápida no canal inverso de upload.

Se seu computador acessa a internet diretamente ligado ao modem ele possúi um endereço IP válido, se faz isso através de um roteador, o endereço IP passa a ser visível somente dentro da rede da sua casa.

Outro problema é compartilhar a internet de forma igual entre os computadores na rede. Um roteador normal faz isso indicriminadamente, ou seja, para quem acessa uma página na internet, a prioridade é a mesma de tráfego que você que está falando via Skype.