QoS (Quality of Service)

Alguns roteadores já possuem o sistema de QoS (Quality of Service) onde você pode determinar prioridade de tráfego para certos tipos de aplicações. Tenho um Linksys DIR-655 que possui este recurso.

Para quem joga e está buscando um roteador novo, a tecnologia Ubicom’s StreamEngine é uma forma de QoS direcionada aos jogos.

Procure no seu roteador por estas tecnologias, geralmente você encontra algo como “Enable Traffic Shaping”. Você precisa saber o número da porta e o endereço IP que vai ser priorizado. Alguns roteadores você ainda pode colocar uma nota de 0 a 10 para a prioridade. Coloque sempre o máximo para aquela porta e desta forma você vai conseguir usar seu recurso mesmo que alguém na rede abra um programa para baixar arquivos como BitTorrent ou Emule.

No Linksys WRT-150N você tem algumas opções de aplicações e jogos pré-configurados como MSN Messenger, Skype onde ele já sabe as numerações de portas, basta entrar com a prioridade alta, média, normal ou baixa. Você também pode configurar prioridade para uma saída física Ethernet das quatro existentes, endereço MAC, IP, etc.

linksys wrt150n qos enabled