Instalando Programas .ipa no iPhone Sem o iTunes

By | junho 10, 2009

Existem dois tipos de programas para o iPhone, os com extensão .app, fáceis de instalar (jogando para a pasta Applications), e também os com extensão ipa que são instalados através do itunes. Este último tipo requer um método mais complicado que explicarei aqui.

Qualquer modo de colocar um programa no iPhone que não seja pelo iTunes é considerado como um método de burlar o sistema que a Apple criou. Serve inclusive para piratas instalarem programas não autorizados ou que infringem copyrights.

Não me responsabilizou pelo que alguém pode fazer no seu iPhone, apenas mostro uma maneira que algum hacker criou para instalar programas com extensão ipa (programas não autorizados).

O que você precisa?

Você precisa ter um iPhone com jailbreak o que pode ser feito com o software grátis QuickPwn. Depois você vai usar o software Cydia que é instalado via jailbreak para poder instalar o Installous que é o programa que permite instalar arquivos do tipo ipa.

Parece complicado, mas vou tentar explicar melhor. O procedimento aqui funciona com a versão 2.2.1 (5H11) do iPhone.

Vamos aos passos:

Primeiramente você deve ter uma conta na iTunes Store (loja da Apple) e ter transferido ao menos um aplicativo mesmo que grátis para seu iPhone. Lembre-se de autorizar o computador através do iTunes para poder transferir aplicativos para o iPhone.

Abra o Cydia:

cydia iphone

Clique em “manage” e depois no botão do meio “Sources”. Adicione este repositório: https://cydia.hackulo.us

cydia sources

Ainda dentro do Cydia, procure e instale o programa chamado Installous

iphone installous

No Cydia, instale o programa OpenSSH

iphone cydia openssh

Ainda dentro do Cydia, instale o SBSettings. Ele server para deixar você configurar opções extras do iPhone, e ainda colocar um menu de acesso rápido muito útil para ligar e desligar o 3g, edge, wifi e outros recursos. É necessário quando você instala o OpenSSH para poder desativar o ssh quando quiser e não deixar o iPhone aberto a estranhos.

cydia bossprefs

Saia do Cydia

Reinicie o iPhone

Conecte o iPhone na sua rede intranet via WiFi para que seu PC/Mac possa acessar seu endereço IP. Para ver o endereço IP do seu iPhone basta ir em “Ajustes->Wi-Fi-> e clicar na seta azul ao lado direito do nome da rede que você está conectado.
Conecte ao iPhone usando SSH (Putty, WinSCP ,CyberDuck , etc) “login: root senha: alpine”

iphone ssh root

Crie se ja não existir a pasta Downloads dentro do caminho /private/var/mobile/Documents/Installous/Downloads/ Lembre-se que D maiúsculo faz diferença.

Altere as permissões desta pasta para 777, via terminal o comando fica chmod 777 Downloads se você tiver no nível Library.

Copie os programas com extensão “.ipa” para a pasta Downloads

Abra o programa Installous no iPhone e vá para a seção Downloads para ver os programas ipa que você copiou.

Clique no nome do programa e depois em “Install”.